Os chamados mercadões se transformaram em referências turísticas em várias cidades do planeta. Londres, por exemplo, conta com o Mercado Borough. Barcelona tem a Boqueria. Nova York pode aproveitar o Union Square Greenmarket. E São Paulo revitalizou o Mercado Municipal em sua região central.

A capital paulista vai ganhar um novo mercado, o seu primeiro com gestão privada. Trate-se do Mercadão Vila Leopoldina, localizada no bairro homônimo na Zona Oeste de São Paulo.

O empreendimento deve ser inaugurado no segundo semestre de 2016 e conta com um investimento de R$ 20 milhões, gasto na infraestrutura do local e na instalação de algumas lojas de referência.

“Vamos abrir um mercado que resgata a simplicidade, mas com um grau de sofisticação”, diz Ester Endo, sócia do Mercadão Vila Leopoldina e da Address Consulting. “Será um espaço para unir alta gastronomia com cultura e arte.”

O novo mercado terá 20 mil metros quadrados e aproximadamente 280 boxes, cada um deles com 20 metros quadrados. Alguns deles vão ser referência, como o Bar Amazônia, que terá culinária típica da região em um ambiente que simula uma palafita.

Uma das novidades do Mercadão Leopoldina é que estão sendo negociados “naming rights” para o nome do próprio mercado, como também para áreas internas, como o bairro asiático. “Há várias conversas em andamento”, diz Ester.

Mesmo sem estar pronto, o empreendimento será replicado em outras cidades. As próximas paradas, segundo Estér, são o Rio de Janeiro, Bogotá (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina).

De acordo com ela, as conversas para levar um modelo semelhante a estas cidades estão bem adiantadas, faltando poucos detalhes, como a concessão dos lugares, para que os projetos sejam anunciados.