Um satélite espião da antiga União Soviética reentrou na atmosfera da Terra na noite da última segunda-feira, 3, e foi visto sobre a região Sul do Brasil. Segundo internautas, foi possível ver uma grande bola de fogo passando lentamente no céu do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de algumas regiões do Uruguai.

A queda aconteceu por volta das 21h e foi flagrada pelas câmeras da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, do projeto colaborativo Exoss e do Clima Ao Vivo, de monitoramento meteorológico.

+ Asteroide maior que o Corcovado se aproximará da Terra na próxima semana

Confira:

Usado pela inteligência militar da União Soviética durante a Guerra Fria, o satélite foi lançado em 20 de janeiro de 1983, no Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia. Sua entrada novamente na atmosfera da Terra já era esperada, pois o material já vinha se deteriorando e era considerado lixo espacial.

A passagem do Cosmos 1437 pelo céu brasileiro durou cerca de 30 segundos. Apesar de ter provocado um susto em internautas que acreditaram tratar-se de um meteoro, a reentrada do Cosmos 1437 não provocava riscos. Segundo especialistas, grande parte do material se despedaça facilmente em razão do calor e da pressão, fazendo com que se torne difícil a queda de pedaços de satélite no solo.