Depois da confirmação de que cerca de 26 mil pessoas tomaram uma dose vencida da vacina da AstraZeneca, o Ministério da Saúde divulgou nota oficial garantindo que as unidades distribuídas pela Pasta são realizadas dentro do prazo de validade.

“O Ministério da Saúde informa que nenhuma dose de vacina é entregue aos Estados e Distrito Federal vencida. A Pasta acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas pela pasta”, diz a nota.

+ Brasileiros tomaram 26 mil doses de AstraZeneca vencida; saiba o que fazer

+Astrazeneca: saiba se você tomou vacina vencida

“Conforme pactuado com Conass e Conasems, as doses entregues para as Centrais Estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais. Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”, destaca o comunicado.

De acordo com a Pasta, segundo a orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendado um novo ciclo vacinal, respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses. O vacinado deverá ser acompanhado pela Secretaria de Saúde local.