24/10/2012 - 21:00
Seguros
A seguradora espanhola Mapfre vai disputar o mercado de seguro-saúde. No início de 2013, a empresa pretende lançar seus primeiros planos voltados para o mercado corporativo, segundo Wilson Toneto, presidente da Mapfre Serviços Financeiros. Dessa vez, a nova atividade não será conduzida em parceria com o Banco do Brasil, com quem os espanhóis costuraram, em 2010, uma joint venture, a BB Mapfre, cujo processo de reestruturação está em sua fase final. A empresa associada ao BB cuidará dos principais ramos de seguros – automotivos, de vida e de grandes riscos, destinados a empresas, além de microsseguros. Toneto e sua turma cuidarão, sozinhos, do seguro-saúde e da previdência privada. “A integração já está concluída”, diz Marcos Ferreira, presidente da BB Mapfre.
Varejo
IceMellow investe em SP
A carioca IceMellow, rede de sorvetes e sobremesas especiais, vai abrir três lojas-conceito em São Paulo – duas na capital e uma em Campinas. Além da renovação da logomarca, as lojas tiveram a decoração repaginada. Com 39 lojas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil, a IceMellow deve registrar vendas de R$ 25 milhões em 2012.
Turismo
Imposto menor para parques
Representantes dos 18 parques temáticos brasileiros estão discutindo com o governo a redução da tributação nas importações de equipamentos. Segundo Alain Baldacci, dono do parque Wet’n Wild, em São Paulo, os impostos encarecem em mais de 120% as compras no Exterior. Caso seja atendido o pleito das empresas, o setor se compromete a investir R$ 2 bilhões nos próximos cinco anos.
Curtas
Leo Lindelauf, CEO mundial do Randstad, o segundo maior grupo da área de RH e gestão do mundo, vem ao Brasil, no fim de outubro. O objetivo é fazer um balanço do grupo holandês no País, onde opera desde 2011. Com foco na terceirização dos processos de RH e um faturamento global de € 18 bilhões, o Randstad definiu como prioridade consolidar sua posição nos chamados Brics.
Enquanto o pau come nos altos escalões, nas lojas da rede Pão de Açúcar tudo são flores: as vendas de rosas, violetas, camélias e companhia cresceram 12% no início da primavera, em relação ao mesmo período de 2011, com destaque para as orquídeas.
Treinamento
Curso para herdeiros
O empresário Cássio Beldi, sócio da Mint Capital, especializada em fusões e aquisições, está entrando em um novo filão: os cursos de formação de herdeiros. As aulas acontecerão no Espaço Potenza, em São Paulo, local dedicado ao debate sobre filosofia, artes e cultura. Graduado em administração e com especialização em gestão de patrimônio familiar na Universidade Columbia (EUA), Beldi é herdeiro do Grupo Splice, de Votorantim (SP), que tem negócios nos setores de educação, infraestrutura e imobiliário.
Marketing
O promotor do turismo
Guilherme Paulus, da operadora de viagens CVC, pretende retribuir com investimentos sua nomeação como representante do setor de turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. A CVC estreia nesta semana um novo plano de marketing de R$ 70 milhões, com vistas à alta temporada. O plano será composto por campanha de mídia, além de um novo software de promoção de destinos e o lançamento de seu primeiro programa de fidelidade a seus clientes.
Enquanto isso, em Viracopos high tech…
Colaboraram: Claudio Gradilone, Carlos Eduardo Valim e Rosenildo Gomes Ferreira