23/04/2008 - 7:00
OS TERMÔMETROS MARCAvam 7ºC, em Bruxelas, a capital da Bélgica, quando um grupo de 40 pessoas, entre executivos, jornalistas e fotógrafos, se amontoou em frente ao Autoworld, um dos museus de carro mais importantes do Velho Mundo, localizado no centro da cidade. Ali, ao sabor dos ventos gelados da primavera belga, todos esperavam Michael Schumacher, o heptacampeão mundial de Fórmula 1. Mas o ex-piloto, que durante 15 anos de carreira brigou por milésimos de segundo, se atrasou meia hora e, ao contrário do que fazia nos velhos tempos, não posou para fotografias ao lado de uma portentosa máquina. Schummy se postou ao lado de um táxi. E essa será uma imagem cada vez mais comum. O alemão acaba de assinar um contrato com a Bacardi, empresa de bebidas que, segundo estimativas de mercado, fatura US$ 3,5 bilhões por ano, para ser o garoto-propaganda da campanha ?Champions Drink Responsabily? (Campeões Bebem com Responsabilidade), que será veiculada na televisão e na mídia impressa em mais de 40 países. A idéia é conscientizar o motorista a pegar um táxi quando beber.
?Escolhemos o Schumacher porque ele é um campeão que pode passar uma mensagem de responsabilidade?, conta Andreas Gembler, CEO da Bacardi. ?Muitas pessoas conhecem as minhas habilidades e acreditam no que digo?, explicou Shumacher com exclusividade à DINHEIRO. ?Misturar álcool com direção é um problema existente no mundo inteiro, temos que divulgar isso para salvar o máximo de vidas?, disse. táxi CAROLINA GUERRA, DE BRUXELAS vai de é o faturamento estimado da Bacardi, que preparou propagandas com o ex-piloto Michael Schumacher (à esq.) 3,5 BILHÕES US$ Planejada para durar dois anos, a campanha também será vista em bares. Promotores da marca incentivarão os clientes a pedir um táxi. No comercial gravado para a televisão, por exemplo, o alemão chega num bar de táxi e desaponta os manobristas que aguardavam ansiosos para dirigir sua Ferrari.
Propagandas de empresas de bebida ressaltando os perigos de misturar álcool com direção não são novidade. A diferença da parceria entre Schumacher e Bacardi é que ambos têm histórico na luta contra o álcool na direção. Desde 1998, o piloto tem sido ativo em campanhas da Federação Internacional de Automobilismo pela causa e, em 2007, tornou-se membro da Global Road Safety, uma organização pela segurança nas estradas. O alemão também é doador da Unesco. ?Me sinto bem em poder ajudar as pessoas. Eu tenho tudo o que pude sonhar e este é um jeito de retribuir?, diz Schumacher.
GAROTO-PROPAGANDA:
campanha publicitária vai durar dois anos e alcançará 40 países
A Bacardi realizou sua primeira campanha, em 1978, nos Estados Unidos. Desde então foram diversas investidas em países como México, Espanha, Reino Unido e Brasil, cujo lema era Viva o hoje e o amanhã. Há, entretanto, quem observe esse tipo de campanha com desconfiança. ?Usar Schumacher agrega valores positivos. A questão é que, para uma bebida, produto que se compra por impulso, Uniuma campanha como essa não combina?, analisa Guilherme Belluzzo, sócioconsultor da Top Brands. ?Estamos fazendo isso como uma corporação, não como uma marca?, explica Stella David, responsável pelo marketing da Bacardi. Resta saber se o próprio Schumacher tolera as corridas de táxi que ele mesmo vêm promovendo. Em dezembro de 2007, o alemão estava com sua família em Coburg, na Alemanha, quando pediu um táxi para ir ao aeroporto. Como o motorista dirigia devagar, Schummy tomou a direção para garantir que chegariam a tempo de embarcar no vôo. Pelo ocorrido, Schumacher foi investigado por violar a lei de transporte alemã.