(Reuters) – A Sea, empresa de Cingapura dona da Shopee, divulgou nesta terça-feira seu primeiro lucro trimestral, beneficiada por grandes cortes de custos implementados para compensar uma desaceleração na demanda pós-pandemia.

No início da tarde (horário de Brasília), papéis da empresa negociados nos Estados Unidos disparavam 16,8%.

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Como parte de seu plano de reestruturação, a empresa fechou operações em alguns países, cortou empregos e reduziu gastos com marketing.

No quarto trimestre de 2022, as despesas de marketing e vendas da Sea caíram 61% ano a ano, ajudando a reduzir as despesas operacionais totais em quase um quarto, para 1,35 bilhão de dólares.

O lucro líquido da empresa atribuível aos acionistas foi de 426,8 milhões de dólares, ou 0,72 dólar por ação, no trimestre, em comparação com um prejuízo de 617,6 milhões de dólares, ou 1,12 dólar por ação, no mesmo período do ano anterior.

Embora a Sea tenha tido um salto meteórico em 2020 e parte de 2021, quando a demanda influenciada pela pandemia aumentou as receitas e ajudou a companhia a expandir para o México e a Espanha, o crescimento diminuiu posteriormente em linha com uma desaceleração mais ampla no comércio eletrônico e na demanda de entretenimento digital.

A Reuters informou em setembro que a unidade de comércio eletrônico da empresa, a Shopee, estava saindo da Argentina e fechando operações locais no Chile, Colômbia e México.

(Reportagem de Chavi Mehta, em Bengaluru)