A Kanoa Capital está na fase final da captação de seu primeiro fundo, de R$ 150 milhões, com o objetivo de investir em 15 ‘search funds’, que por sua vez devem dar origem a sete a 10 investimentos (já que nem todos os fundos encontram o ativo que procuram ou, o que também acontece, os investidores podem não gostar do ativo e decidir não investir).

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Na prática, o ‘search fund’ é um veículo que permite que pessoas que querem se tornar empreendedores encontrem uma empresa para tocar. No modelo, investidores como a Kanoa dão um cheque inicial pequeno, tipicamente de R$ 1 milhão a R$ 2 milhões, para cobrir as despesas dos ‘searchers’ no período de busca – basicamente o salário, viagens e um pequeno escritório.

Esses ‘searchers’ – normalmente pessoas com 10 a 15 anos de carreira e que fizeram um MBA fora do Brasil – têm dois anos para encontrar uma empresa para comprar, seguindo alguns filtros específicos. O negócio tem que ser de médio porte, normalmente fora do eixo Rio-São Paulo, gerar caixa há mais de dois anos e ter uma margem EBITDA de 25% a 30%.