28/02/2022 - 11:59
O anúncio feito por Vladimir Putin de que as forças nucleares russas estão em alerta máximo não passa de uma tentativa de distração, na avaliação do secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace.
Em entrevista à BBC inglesa, o político afirmou que Putin está envolvido em uma batalha retórica para desviar o foco do que “está acontecendo de errado na Ucrânia”.
+ Mais de meio milhão de pessoas fugiram da Ucrânia, diz ONU
+ Negociações para um cessar-fogo iniciam quatro dias depois da invasão russa à Ucrânia
Wallace acredita que a população ucraniana, que enfrenta os soldados russos com civis, está travando uma luta muito forte e resistindo à ofensiva russa.
O jornal inglês, segundo o correspondente Gordon Correra, sugere que o objetivo de Putin é tentar impedir um apoio da Otan à Ucrânia criando temores sobre até onde estaria disposto a cumprir suas ameaças nucleares.
Neste sentido, o Putin estaria travando uma disputa de narrativas que teria como objetivo um blefe, o que deixaria confusos e temerosos os países ocidentais.
“Trata-se, predominantemente, de Putin colocar na mesa uma ameaça (nuclear) para lembrar as pessoas e ao mundo que ele tem um forte elemento de dissuasão”, afirmou Wallace, que disse que o poderio nuclear do Reino Unido “manteve nossa segurança por décadas”.
“Putin saberá que tudo o que envolve uma arma nuclear tem resposta igual ou maior do ocidente. Nós não faremos nada para alimentar qualquer erro de cálculo. Neste país não faremos nada para uma escala de tensão nesta área”, disse o secretário de defesa.