O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, caiu em uma pegadinha atribuída a russos que se passaram pelo primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmygal. Em vídeos com pequenos cortes, Wallace expõe alguns pontos que dizem respeito à diplomacia dos dois países, incluindo o interesse dos britânicos na entrada da Ucrânia na Otan.

A videochamada teria sido realizada em 17 de março e durou pouco mais de 10 minutos. Nela, Wallace cita que o ingresso na Otan não é um processo fácil, já que precisa da aprovação de 30 países, mas que o governo britânico estava empenhado neste processo de ajuda aos ucranianos há, pelo menos, 5 anos.

Putin diz que Rússia começará a vender gás para “países hostis” em rublos

Além disso, ele também comentou sobre o Reino Unido apoiar uma possível retomada do programa de desenvolvimento de armas nucleares na Ucrânia, medida que poderia dar mais segurança ao país contra invasões russas. Neste trecho, o interlocutor que se passava por Shmygal comenta que “é uma questão difícil, mas pensamos em dar início”.

https://www.youtube.com/watch?v=fx-_bVQKHbg

Segundo o Daily Mail, o Ministério da Defesa acusou a Rússia de adulterar as imagens de Wallace e disse que o Kremlin espalha propaganda para distrair o mundo sobre o que está acontecendo no ataque contra a Ucrânia.

Os autores do trote seriam Vladimir Kuznetsov e Alexei Stolyarov, dupla que atende por “Lexus and Vovan”. Os dois já fizeram brincadeiras com o Príncipe Harry, Boris Johnson e Elton John.