21/03/2007 - 7:00

No dia 9 de fevereiro, a Bovespa lançou o POP (Proteção do Investimento com Participação) ? produto que permite ao investidor estipular um limite de perdas, se os papéis comprados caírem, em troca de uma redução no lucro caso as ações subam. O anúncio de lançamento foi tímido, apenas um comunicado oficial que não seduziu quem pretendia investir na Bolsa. Mas, nas últimas semanas, o mercado internacional tratou de pôr o POP na rota dos investimentos mais procurados da atualidade. Com as quedas nas Bolsas de Xangai e de Nova York, sentidas por aqui, o índice Bovespa caiu 11,4% do dia 27 de fevereiro até o dia 5 de março. O mercado ainda ganhou fôlego e recuperou um pouco, fazendo com que a queda do dia 27 de fevereiro até o fim do pregão de 14 de março fosse de 6,3%. ?Como a Bolsa caiu, o POP mostrou a sua verdadeira função?, diz Ricardo Pinto Nogueira, superintendente de operações da Bovespa. ?É um investimento interessante para quem teme entrar na Bolsa e perder dinheiro.?
O POP foi criado depois de uma série de pesquisas realizadas pela Bovespa. Os resultados mostravam que as pessoas que nunca haviam tido contato com o mercado de ações tinham uma imagem distorcida da Bolsa. ?Muitos diziam que tinham escutado falar que fulano tinha perdido tudo com as ações?, diz Nogueira. Era, portanto, necessário um produto que desse segurança para esse investidor arriscar os primeiros passos no mundo das preferenciais e ordinárias. A Bovespa, é verdade, já havia tido sucesso com o PIBB (Papéis Índice Brasil Bovespa), que reunia os 50 papéis mais negociados com a garantia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O POP, contudo, não tem o incentivo do governo. Mas a garantia é decorrente da opção de venda assinada no contrato. Quem compra o POP, que negocia as ações da Petrobras, Vale do Rio Doce, Usiminas, Telemar, Bradesco, Itaubanco, Siderúrgica Nacional e o certificado Papéis Índice Brasil Bovespa, pode optar por vender os papéis em seis meses ou um ano. Se vender antes, perde a proteção.

NOVIDADE Bovespa lançou o produto para conquistar mais investidores
Para proteger o capital investido, há duas alternativas: se as ações caem, é possível resgatar 70% ou 80% do dinheiro aplicado. Mas, se houver valorização, ele só embolsa 70% ou 80% do lucro. ?Este produto foi lançado no tempo certo?, diz o consultor financeiro Mauro Halfeld. ?Para esta temporada de volatilidade, o POP é o produto ideal.? A procura por informações, pelo menos, tem aumentado muito. ?Tem muita gente ligando para saber mais detalhes sobre o produto?, diz Hélio Pio, gerente comercial da corretora Ágora. Isso acontece também porque a Bovespa iniciou, na semana passada, uma ampla campanha publicitária com anúncios em mídia eletrônica e impressa para divulgar o POP. ?É muito positivo para trazer novos clientes ao mercado?, diz Júlio Ziegelmann, diretor da Itaú Corretora. ?Ele proporciona segurança para quem nunca operou no mercado.?