Por Andrew Cawthorne

DOHA (Reuters) – A Inglaterra ganhou impulso na Copa do Mundo do Catar e está feliz em trazer alguma alegria a seus compatriotas que sofrem com o frio do inverno, custos elevados e greves industriais, disse o meio-campista Declan Rice nesta quinta-feira.

“Fico feliz em ver os vídeos deles comemorando o nosso gol. Vamos tentar continuar, continuar pressionando, continuar tentando levantar todos”, disse Rice na concentração da Inglaterra no Catar dois dias antes do confronto pelas oitavas de final do torneio contra Senegal.

“Realmente unimos o país… Agora está obviamente muito perto do Natal, então esperamos poder entregar a eles o melhor presente de Natal”, disse.

A equipe de Gareth Southgate deu um enorme impulso à nação no verão passado, após a escuridão da pandemia da Covid-19, durante a campanha que levou a equipe à final da Eurocopa.

Torcedores argentinos encontram fé novamente depois de Messi liderar recuperação contra Polônia

Agora eles são um dos favoritos no Catar, junto com brasileiros, argentinos e franceses, e adorariam levantar a Copa do Mundo pela primeira vez desde 1966.

“Estamos construindo muito bem. Estamos em uma posição muito boa”, disse Rice, referindo-se à classificação relativamente confortável da Inglaterra para a fase de mata-mata graças às vitórias sobre País de Gales e Irã e a um empate com os Estados Unidos.

A Inglaterra tem uma das maiores reservas de talentos e é a favorita para vencer o Senegal no domingo, especialmente porque os africanos estão sem o atacante Sadio Mané, lesionado.

“Estamos obviamente em um teste maior, sabemos que o Senegal vai ser realmente duro. Eles são uma equipe realmente forte, alguns jogadores realmente bons individualmente”, disse Rice.

“À medida que a melhoria na qualidade começa a chegar, acho que você verá nosso jogo começar a chegar também”, acrescentou ele, descrevendo o ambiente na concentração da Inglaterra como relaxado e confiante.

“Por que não devemos ser temidos? Temos talento de classe mundial em todas as áreas. Somos uma das maiores equipes aqui. Cabe-nos a nós provar isso em campo.”

Rice separou elogios especiais para os companheiros de equipe Jude Bellingham e Marcus Rashford.

“Adoro jogar com ele”, disse ele sobre Bellingham, de 19 anos, que esteve ao seu lado no meio-campo e abriu o placar para a Inglaterra em seu primeiro jogo contra o Irã.

“Ele é jovem, é enérgico, ele contorna o campo muito bem. Para cada jogo, eu lhe disse que este é o seu palco, saia e se apresente, e eu estarei lá para você.”

O atacante Rashford é o artilheiro conjunto da Copa do Mundo com três jogadores até agora, e Rice apostou nele para ganhar a Chuteira de Ouro.

“Ele vai continuar a ter as chances. Seria incrível para ele ganhar a Chuteira de Ouro, eu ficaria encantado por ele conseguir isso”, disse ele, comemorando o retorno de Rashford à forma após uma dura temporada de 2021-2022 com o Manchester United.

Enquanto em outras competições, o ambiente na concentração inglesa foi notoriamente tenso, desta vez tem sido divertido, disse Rice.

“O crédito maciço tem que ir para o treinador, a maneira como ele mudou o ambiente. É realmente especial. Estamos sempre juntos, nunca se vê um jogador por conta própria. Estamos sempre em dois ou três ou dez!”

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIB01UV-BASEIMAGE