27/04/2011 - 21:00
O Brasil da Copa e da Olimpíada é o Brasil sem aeroportos. O tema é gravíssimo. Tão grave que, agora, não cabe achar os culpados, mas encontrar soluções. Boas, rápidas e com recursos privados. Dos 13 aeroportos que receberão investimentos de R$ 1,4 bilhão da Infraero, para ampliação e reformas até a Copa de 2014, só cinco estarão prontos. Entre eles, o de São Paulo. Esta deficiência é tão letal que a presidente Dilma Rousseff deveria provocar uma reunião ministerial para tratar do assunto. E adotar medidas práticas e eficientes.
1 – Ipo
Pé no chão
O IPO do Habib’s, previsto para o segundo semestre de 2011, foi adiado para 2013. Com 400 lojas e outras frentes de negócios no grupo, o fundador e presidente do Habib’s, Alberto Saraiva, organizará melhor os processos internos até que a empresa esteja pronta para atender o mercado.
2 – Expansão
Hotel W, Rio e São Paulo
A rede Starwood é proprietária de nove marcas de hotéis, entre elas, W, Le Meridien, Sheraton, Westin e St. Regis. E construirá dois hotéis W: no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Rio, a preferência é pelo bairro do Leblon ou Ipanema. Em São Paulo, a mira é na região da Faria Lima.
3 – Indústria
É nossa
Embora Argentina, Chile e México estejam na disputa, será no Brasil a nova fábrica da BMW na Amé-rica Latina. A decisão já está tomada pelo Headquarter da empresa, na Alemanha.
4 – Luxo
Destino Brasil
Concetta Lanciaux, fundadora e CEO da Strategy Luxury Advisors, chegará no dia 21 a São Paulo, a convite da Atualuxo. Quando esteve à frente da LVMH – Louis Vuitton Moët Hennessy, ela foi conselheira sênior de Bernard Arnault, fundador e chairman da respeitada grife francesa. Concetta é realmente uma mulher todo-pode-rosa. Ela adora o Brasil.
5 – Varejo
Oportunidade
As cidades de Brasília e Vitória ganharão, até junho, novas lojas da C&C, líder brasileira do varejo de materiais para construção. A ampliação vai gerar mais de 900 empregos nas duas localidades. Com isso, a rede passará a contar com 43 pontos de venda em todo o Brasil.
6 – Automóveis
Nissan popular
O March, primeiro carro compacto e popular da Nissan, estreia no Brasil no próximo semestre. O veículo virá do México. No Brasil, disputará mercado com os modelos Palio e Uno, da Fiat, e o Gol, da Volkswagen. O preço de venda do March aos consumidores brasileiros ainda é um mistério.
7 – Investimento
Internacional
A rede brasileira de hotéis Bourbon, sediada em Curitiba, investiu mais de US$ 30 milhões em sua primeira expansão internacional. Vai inaugurar, no segundo semestre, deste ano, o hotel Bourbon Conmebol Convention Center com 170 suítes, anexo ao Museu Sul-Americano de Futebol, em Assunção, no Paraguai.
8 – Lançamento
Em duas rodas
A inglesa Brompton, considerada a melhor bicicleta dobrável do mundo, chega ao Brasil pela Milk. A bike estará à venda em lojas especializadas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O preço pode variar de R$ 5 mil a R$ 10 mil, dependendo do estilo. A assistência técnica é da Pedal Power e a garantia, de cinco anos.
9 – Nova Friburgo
Reconstrução
Em apoio à região serrana do Rio de Janeiro, atingida pelas enchentes, em 2011, o Banco do Brasil liberou R$ 100 milhões a 850 pequenas e médias empresas de Nova Friburgo, ou seja, 92% dos pedidos. Os empréstimos variaram entre R$ 120 mil e R$ 150 mil. Boa atitude do BB.
10 – Aviação
First class
A partir do dia 24, o Rio de Janeiro recebe o B777, uma das mais modernas aeronaves da Boeing, operada pela Air France, na rota Rio/Paris. São 24 assentos na premium voyageur, 42 na classe executiva e 317 na econômica. Nos últimos três anos, a Air France investiu 110 milhões de euros para renovar o interior das aeronaves e sofisticar o serviço de bordo.
11 – Destino
Pousada Estrela D’água, em Trancoso
O sofisticado vilarejo de Trancoso, no sul da Bahia, é um lugar mágico. Possui belíssimas praias, noites estreladas e a charmosa Pousada Estrela D’Água. Ela dispõe de 28 bangalôs amplos e confortáveis, com vista para o mar e muito bem decorados. A gentil proprietária, Beth Gavioli, garante o bom gosto e a excelente qualidade dos serviços oferecidos pelo hotel. A comida tipicamente regional é saborosíssima. A Pousada Estrela D’Água integra a rede Relais & Chateaux. Vale a pena conhecer e desfrutar desse privilegiado refúgio. Diárias a partir de R$ 760. www.estreladagua.com.br
12 – Esporte de Luxo
No Morumbi
Silvio Correa da Fonseca, presidente da Lincx, plano de saúde, descobriu uma ótima fórmula de mimar seus clientes e médicos. Criou com o empresário Marcelo Neves, da Sport Service, um elegante camarote no Estádio do Morumbi. Ali, os recebe para futebol e shows. E ganha aplausos ao final de cada evento.
13 – Objeto de desejo
Canivete de mestre
Para colecionadores e amantes dos modernos canivetes da Victorinox, a marca traz para o Brasil o modelo Swiss Champ XAVT. Um acessório especial. Além das 33 funções do tradicional, Swiss Champ conta ainda com relógio digital com alarme e timer, altímetro, barômetro, termômetro, LED de luz branca, entre outros itens, totalizando 80 funções. A peça, um objeto de luxo, foi criada especialmente para os apreciadores do tradicional canivete suíço. Preço R$ 1.700.
14 – Entrevista
Ivan Ségal, diretor-geral da Citroën do Brasil
O francês Ivan Ségal é um tipo empreendedor. Assumiu a presidência da Citroën no Brasil em 2009 e colhe frutos. Na entrevista, revela com exclusividade o novo lançamento da marca em junho e os planos de crescimento no País.
Quanto a Citroën vendeu em 2010 e qual será o número neste ano?
O Brasil é uma potência. No ano de 2010 vendemos mais de 84 mil carros. Para 2011, a previsão é de que comercializaremos 113 mil veículos. No mundo, a marca segue com números positivos. A Citroën mundial vendeu 1,35 milhão de automóveis.
Qual é o lançamento da Citroën para este ano?
Em junho, a novidade para o mercado brasileiro é a chegada do Citroën C3 Picasso. É um novo veículo na linha de minivans da Citroën, em três versões. Hoje, a família é formada pelo Xsara Picasso, Citroçn Aircross, C4 Picasso e Grand C4 Picasso. Sua produção será feita na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro.
O Citroën C3 Picasso difere da linha normal?
O novo carro é completo, voltado para a família, com a sofisticação do C3. Apostamos que fará crescer o nosso market share. Ele foi tropicalizado ao estilo do Brasil. Mantivemos a plataforma do modelo AirCross, lançado em 2010.
Qual será o valor do Citroën C3 Picasso?
Os modelos que compõem a nova linha entrarão no mercado a um custo de R$ 50 mil a R$ 65 mil.
A chegada das marcas chinesas preocupa?
A Citroën está bem consolidada com seu público. Não temos modelos populares e não disputamos mercado. Daqui a dez anos os públicos B e C investirão em nossos modelos. Com o Brasil forte, o poder aquisitivo também se elevará.
“Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento” Isaac Newton
Com Cris Ferreira e Daniela Filomeno Pereira