O banco é repassador do empréstimo do BNDES às empreiteiras que tocarão a obra. A construtora tem ações contra o BB, cobrando bilhões em razão de um contencioso relativo a obras no Iraque, nos anos 80. O problema trava o empréstimo do BNDES para as 11 empreiteiras. Os sócios podem repartir a fatia da Mendes Júnior, que não comenta o caso. 

 69.jpg

 

Sucessão


Sem a voz de Lula 

 

Hélio Costa não contará com a voz de Lula para impulsioná-lo na disputa pelo governo de Minas. O senador do PMDB sonhava usá-la num serviço de telemarketing para pedir votos ao eleitorado, como o ex-governador Aécio Neves fez para seu pupilo Antonio Anastasia. Lula disse que gravará apenas inserções para o programa de tevê de Costa.

 

71.jpg

 

 

2011


Empenho presidencial 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dito a auxiliares que fará de tudo para Dilma Rousseff atravessar um eventual primeiro ano de governo sem solavancos na economia. Ou seja, quer deixar tudo preparado para que ela, se vencer, não tenha que passar pelo desgaste de fazer ajustes fiscais mais duros. 

 

70.jpg

 

Exportações


Pela metade

 

Três meses depois de anunciar incentivos ao comércio exterior, o governo ainda não tirou do papel metade das oito medidas do pacote. A CNI constatou que iniciativas como o drawback (que facilita a importação de matérias-primas) dependem da aprovação de novas leis.

 

 

Construção


A todo vapor

 

Apesar de comemorar os lucros, as usinas de brita e mineradoras de areia alertam para os perigos do boom imobiliário. As empresas do ramo operam com 93% de sua capacidade, segundo números da Anepac, associação dos agregados da construção civil. O Departamento Nacional de Produção Mineral já registrou 788 pedidos para abertura de novas áreas de exploração.

 

72.jpg

 

 

Cena do Planalto


Roriz é barrado. Mas continua

 

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou a decisão do tribunal regional do Distrito Federal de barrar a candidatura de Joaquim Roriz a governador. Apesar disso, ele continua no pleito e vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal. No STF, a maioria dos ministros entende que a lei da ficha limpa é inconstitucional. 

 

73.jpg

 

Notas

 

O ministro da Previdência, Carlos Gabas, telefonou na semana passada para o secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa. Apenas brincou sobre a reforma – inexistente – que o segundo estaria preparando para a Previdência Social.

 

Ganhou força uma indicação do ex-ministro José Dirceu para uma vaga no STJ. Trata-se de Luis Eduardo Girotto, advogado de São Paulo apadrinhado pelo sogro, Fernando Horneaux de Moura, por sua vez grande amigo de Dirceu.