A segunda semana de agosto começa com clima instável nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com o avanço de uma forte frente fria associada a um ciclone extratropical que deve espalhar mais umidade nos próximos dias, além de derrubar as temperaturas, apontam dados da Climatempo.

Segundo a empresa de meteorologia, a previsão é de dias com predomínio de céu nublado, com vários períodos de chuva e temperaturas baixas. A previsão é de uma sensação de frio durante toda semana nas capitais, áreas litorâneas e no interior paulista.

Senado dos EUA aprova ambicioso plano de Biden para o clima e saúde

Raio que matou duas pessoas em Washington DC é alerta das mudanças climáticas

No Estado de São Paulo, as temperaturas mínimas ficam por volta de 10°C são em algumas cidades e as máximas ficam entre 15 e 20°C até o fim da semana.

A capital paulista deve ter o mais mais frio na quinta-feira (11), com mínima de 10°C e máxima de 16°C. Confira as temperaturas previstas para cada dia pela Climpatempo.

Já no Estado do Rio de Janeiro, as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 15°C e máximas entre 23 a 25°C do meio da semana em diante. Na capital, o dia mais frio deve ser quinta-feira, com mínima de 13°C e máxima de 23°C.

Temporais no Sul, SP e no MS

A Climatempo também aponta que o avanço de um sistema de baixa pressão atmosférica na terça-feira (9) pelo centro-sul do Brasil pode provocar, ao chegar no litoral na quarta-feira (10), um ciclone extratropical. Essa movimentação deve provocar temporais em quase todo a Região Sul, no Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo.

Na terça-feira (9) ficam em alerta para risco de temporais as regiões sul, leste, centro e norte do RS, os estados de SC e do PR, MS (exceto região oeste) e as regiões sul, centro, oeste e noroeste de SP. Nessas regiões, a chuva deve cair com forte intensidade, acompanhada de raios e de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h na maioria das áreas, e entre 60 e 80 km/h no norte do RS, leste de SC e litoral do PR.

Há a possibilidade de queda de granizo, principalmente no leste da região Sul.

Já na quarta-feira (10), o risco de temporais é alto no centro-leste de SC e do PR e no sul de SP.