Por Alicia Powell

NOVA YORK (Reuters) – Grandes marcas e grifes emergentes apresentarão suas novas coleções na Semana de Moda de Nova York, que começa na sexta-feira, buscando atrair seguidores de tendências com suas últimas criações e talvez alguns momentos virais.

Do favorito das celebridades Michael Kors, ao estreante em Nova York Heron Preston, mais de 70 marcas exibirão seus designs de outono/inverno 2023 pela cidade, de acordo com a entidade que organiza o evento, o Conselho de Estilistas de Moda da América (CFDA, na sigla em inglês).

Em um momento em que as redes sociais estão abrindo desfiles que antes eram exclusivos para seguidores da moda em todo o mundo, as marcas procuram se destacar e criar bastante burburinho.

Em outubro, a marca parisiense Coperni pintou com spray um vestido na modelo Bella Hadid para o final do desfile.

“Muitos designers estão realmente percebendo que a Geração Z e o TikTok são muito propensos a itens estranhos, e o quanto mais estranhos, melhor”, disse Frances Solá-Santiago, redatora de moda da publicação online Refinery29, à Reuters.

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“Os designers estão reconhecendo que há importância e não apenas colocar … modelos na passarela, mas realmente tentar fazer algo maior.”

Entre os destaques desta temporada estará o retorno do designer e novo presidente do CFDA, Thom Browne, de Paris. As marcas Rodarte e Luar abrirão e fecharão o conjunto de desfiles, respectivamente.

Solá-Santiago disse que espera ver um renascimento do estética Y2K, como é conhecida a moda da virada do milênio, e o ressurgimento contínuo de trajes noturnos, bem como estilistas que buscam inspiração nas tendências da mídia social.

“Há muitos nichos estéticos do TikTok que estão realmente surgindo, como #Cottagecore #Regencycore, #Balletcore”, disse ela.

No entanto, em um momento em que as pessoas em todo o mundo estão enfrentando alta inflação para itens essenciais do dia a dia, os designs refletirão a realidade dos tempos atuais?

“A moda sempre é realmente inspirada pelo que está acontecendo no cenário econômico, então também se fala muito sobre como os estilistas vão reagir à inflação, à recessão iminente”, disse Solá-Santiago.

“Isso é algo que estou muito curioso para observar porque é muito interessante ver como a moda está impactando a cultura e como as pessoas estão se vestindo para os tempos em que vivemos.”

(Reportagem de Alicia Powell)

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