13/03/2023 - 19:58
A Semana do Consumidor, que ocorre entre os dias 13 e 17 de março, é visto pelos brasileiros como mais uma oportunidade de aproveitar promoções e descontos, como ocorre na Black Friday.
Essa tendência é indicada pelos números detectados pelo Buscapé, plataforma de compras, até uma semana antes de 15 de março, quando se celebra o Dia Mundial do Consumidor. Foram registrados aumentos de pesquisa de até 283% na comparação entre as buscas realizadas em 1 e 8 de março.
+ Harley-Davidson lança a X350, modelo mais barato da marca
Nas duas quartas-feiras anteriores ao Dia do Consumidor, a plataforma observou quais devem ser os principais desejos na data que é considerada a segunda mais importante do comércio eletrônico do Brasil (atrás apenas da já citada Black Friday).
Na comparação com 1 de março, as dez categorias que mais registram aumentos nas buscas no último dia 8 foram: freezer (283,13%), caixa de som Bluetooth (132,67%), monitor (85,59%), lava-louças (66,81%), geladeira (66,44%), lavadora de roupas (48.51%), fogão (42,33%), frigobar (39,25%), TV (33,94%) e forno (29,32%).
Buscas devem aumentar
A expectativa é de um volume ainda maior nos próximos dias. Em 2022, a Semana do Consumidor, sozinha, representou cerca de 36% das buscas por produtos no mês de março no site do Buscapé, com o crescimento começando em 14 de março, uma segunda-feira, com o pico em 15 de março, exatamente o Dia do Consumidor.
As categorias mais buscadas no ano passado foram celular, notebook, fogão, TV e geladeira. Já entre as categorias que mais cresceram em relação à semana anterior, apareceram as máquinas de costura, mouses, peças para automóveis, teclado, console de videogame e controles/joysticks.
“O consumidor brasileiro está cada vez mais habituado a pesquisar valores e se preparar para realizar compras em datas nas quais os grandes varejistas fazem preços competitivos. Temos percebido uma tendência cada vez maior de procurar por eletrodomésticos e produtos de tecnologia, itens de ticket médio mais elevado. A ampliação na procura se justifica pela tradicional oportunidade de encontrar valores mais acessíveis”, analisou Maurício Cascão, CEO da Mosaico, que detém o Buscapé, em nota.
Esperar por datas de promoção vale a pena?
“Na Semana do Consumidor de 2022, os celulares mais buscados alcançaram até 12% de desconto em relação à semana anterior. Notebooks, fogões, TVs e geladeiras, as categorias mais procuradas do período, também tiveram preços até 13% mais baixos. Fazer esse mapeamento dos valores também tem se tornado cada vez mais eficiente e simples para os consumidores com alternativas para garantir o melhor preço, como as funcionalidades de Histórico de Preços e Alerta de Preço oferecidas pelo Buscapé, por exemplo”, comparou Cascão. O consumidor também tem acompanhado o preço de seu objeto desejado para não ser surpreendido por um falso desconto, assim como está atento a vantagens, como o cashback.