A semana que começa nesta segunda-feira (4) irá apresentar um clima mais seco e sem nuvens em praticamente todo o Centro-Sul do país, com exceção de parte do Rio Grande do Sul, segundo dados da Climatempo. No extremo Sul do país, assim como no Norte e no Nordeste, o tempo deve ficar mais carregado e com previsão de chuva forte.

Na região Nordeste, nuvens  carregadas ainda se formam sobre o litoral e deve ocorrer chuva de forma persistente, frequente e volumosa. Segundo o Climatempo, o risco de transtornos na região é grande.

Guerra e clima ameaçam oferta global de alimento, dizem líderes do setor agrícola

Nesta segunda-feira, o dia fica instável e com chuva forte e frequente desde o leste do Rio Grande do Norte até o leste do Sergipe. As capitais da região também devem ter grandes volumes de chuvas, com destaque para Natal, João Pessoa, Recife e Maceió e leste e sul da Bahia.

Já o Centro-Sul do país terá um tempo mais firme e bastante seco, com baixos índices de umidade. A previsão é de pouca chuva e de tempo pouco nublado nesse começo de semana na Região Centro-Oeste, assim como no interior do Nordeste, parte do Norte e Sul e Sudeste do Brasil. O Rio Grande do Sul, no entanto, começa a semana com clima instável, temperaturas amenas e chuva forte no extremo sul e oeste do Estado.

Grande parte do centro e interior do Brasil está sob influência de massas de ar seco e portanto não deve ter grandes precipitações nesse começo de semana. A previsão é de pouca chuva nos três estados do Centro-Oeste, no Distrito Federal, em São Paulo, Minas Gerais, Rio De Janeiro e no interior do Espírito Santo.

Segunda-feira

Nesta segunda-feira (4), a previsão é de chuva frequente e volumosa em Natal e João Pessoa. Temporais e fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Além disso, fortes ventos devem ocorrer na costa do Nordeste, chegando a 60 km/h na parte leste. Também deve ocorrer chuva moderada a forte com raios em Roraima, no Amapá, norte do Amazonas, oeste e norte do Pará. Além disso, deve ocorrer chuva frequente, com moderada a forte intensidade em Salvador, Ilhéus e sul da Bahia.

A umidade relativa do ar deve ficar baixa em algumas regiões do país, com destaque para interior da Bahia, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e interior de Minas. Em São Paulo, as temperaturas variam entre 14 e 27ºC nesta segunda segunda (4) e na terça-feira (5), com baixa umidade sem previsão de chuvas.

No Centro-Sul, a umidade relativa do ar fica abaixo de 20% em Goiânia, oeste de Goiás, leste de Mato Grosso, extremo oeste de São Paulo, Campo Grande e em faixas do norte e do Mato Grosso do Sul.

No Sul do país, regiões como o interior do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem enfrentar ventos fortes, podendo chegar até a 50 km/h .