A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) enviou notificações para 20 operadoras de planos de saúde devido a cancelamentos unilaterais de contratos recentes. Essas notificações surgem como resposta ao alto número de reclamações registradas tanto na Senacon quanto na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor, ressaltou a gravidade desses cancelamentos, que colocam em risco a vida e o bem-estar de muitos consumidores, especialmente aqueles que dependem de tratamentos contínuos. “Estamos tomando medidas rigorosas para assegurar que esses abusos sejam coibidos e que os beneficiários tenham suas necessidades atendidas com dignidade e respeito”, afirmou.

Os dados mais recentes mostram um aumento significativo nas reclamações, com 231 registros no ProConsumidor, 66 no Sindec Nacional e 1753 no consumidor.gov.br sobre esse assunto. Isso reflete uma preocupação crescente, especialmente entre os consumidores vulneráveis, como pacientes em tratamentos prolongados para condições sérias como câncer e autismo.

A Senacon destaca que muitos consumidores foram pegos de surpresa com o término abrupto de seus contratos, impedindo a busca por alternativas adequadas. A preocupação é ainda maior para beneficiários que necessitam de assistência constante e se veem sem cobertura médica essencial de repente.

As operadoras foram notificadas a enviar suas respostas à Senacon dentro de um prazo de até 10 dias, utilizando os canais de protocolo disponíveis no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Confira a lista completa de operadoras notificadas

– Unimed nacional

– Bradesco Saúde

– Amil

– SulAmérica

– Notre Dame Intermédica

– Porto Seguro Saúde

– Golden Cross

– Hapvida

– GEAP Saúde

– Assefaz

– Omint

– One Health

– Prevent Senior

– Assim Saúde

– MedSênior

– Care Plus

– Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde

– FenaSaúde – Federação Nacional de Saúde Suplementar

– Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde

– Ameplan – Associação de Assistência Médica Planejada