WASHINGTON (Reuters) – O senador norte-americano Michael Bennet apresentou um projeto de lei na quinta-feira propondo a criação de uma força-tarefa para examinar as políticas dos Estados Unidos sobre inteligência artificial e identificar a melhor forma de reduzir as ameaças à privacidade, às liberdades civis e ao devido processo legal.

O uso popular do ChatGPT e de outras inteligências artificiais, usadas há anos para criar textos, imagens e outros conteúdos, tem gerado uma corrida ao redor do mundo para descobrir se e como isso deve ser regulamentado.

O trabalho da Força-Tarefa de IA, que pode incluir membros do gabinete, será identificar deficiências na supervisão regulatória das inteligências artificiais e recomendar reformas, se necessário.

“Terá que haver muita educação em torno desse conjunto de questões, porque elas não são bem compreendidas”, disse Bennet, um democrata do Colorado.

De acordo com o projeto de lei, a força-tarefa incluirá um funcionário do Escritório de Administração e Orçamento, do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia e do Escritório de Política de Ciência e Tecnologia, bem como funcionários de privacidade e liberdades civis dos Departamentos de Justiça, Estado, Tesouro, Defesa e outras agências do poder executivo.

Pelos termos do projeto, a força-tarefa funcionará por 18 meses e emitirá um relatório final antes de ser encerrada.

(Por Diane Bartz)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ3R0UD-BASEIMAGE