15/04/2011 - 2:13
Senadores americanos denunciaram nesta sexta-feira em uma carta à secretária de Estado americana Hillary Clinton violações dos Direitos Humanos cometidas, segundo eles, pelo presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad e por outras 25 autoridades iranianas.
“Pedimos que considere o presidente Ahmadinejad autor de violações dos Direitos Humanos”, indicaram em sua carta a democrata Kirsten Gillibrand, os republicanos Mark Kirk e Jon Kyl e o independente Joe Lieberman.
Os senadores fizeram referência às declarações de Hillary no dia 2 de março diante de uma comissão do Senado nas quais indicou que havia “certamente provas” de que a direção do regime iraniano tinha praticado violações dos Direitos Humanos.
Os senadores também ressaltaram que a União Europeia designou 32 antigas e atuais autoridades iranianas como autoras de violações dos Direitos Humanos e que os Estados Unidos têm apenas uma lista de sete autoridades iranianas.
ok/dm