Estar de dieta, comer uma salada e sentar ao lado de uma pessoa que está comendo uma barra de chocolate pode parecer uma tortura. Porém, segundo estudo publicado na edição deste mês da revista científica Journal of Business Research, em vez de induzir à quebra do regime alimentar, o cheiro sedutor da guloseima podem ajudar a manter a dieta.

Uma equipe internacional de cientistas analisou cinco estudos envolvendo centenas de estudantes universitários para determinar se o cheiro poderia impactar a tentação por alimentos não saudáveis.

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Em uma das pesquisas, participantes foram solicitados a usar camisetas que exalavam essência de chocolate e, em seguida, deviam assistir a um vídeo aleatório sobre natureza. Eles foram solicitados a imaginar uma tigela de sorvete de chocolate sendo servido e indicar quanto gostariam de comer.

Aqueles que foram expostos ao odor da guloseima por cinco minutos, em comparação com os que cheiraram por um minuto ou não foram expostos, disseram que queriam comer menos sorvete.

Em outro estudo, os participantes assistiram a um vídeo sobre natureza antes de serem apresentados a imagens de quatro alimentos: batatas fritas, salada de frutas, sorvete de chocolate e uma barra de granola com gotas de chocolate. Logo após, foram expostos a um aroma de chocolate e, então, foram solicitados a avaliar o quanto gostariam de comer cada comida que havia sido apresentada anteriormente, em uma escala de 0 a 100.

Os resultados mostraram que aqueles expostos ao cheiro de chocolate estavam menos inclinados a comer sorvete de chocolate ou batatas fritas – as opções “não saudáveis”.

“Nossas descobertas sugerem que pessoas que fazem dieta podem acabar comendo menos quando são expostas a um cheiro indulgente por um longo período de tempo. Em outras palavras, cheirar pão de canela, por exemplo, pode fazer com que, de forma não intuitiva, a pessoa em dieta queiram comprar menos pão de canela. Isso ocorre porque os praticantes de regime geralmente têm o objetivo de comer menos. Quando cheiram algo indulgente, isso os lembra inconscientemente do objetivo e, portanto, é provável que consumam ou comprem menos”, explica o pesquisador Ernest Baskin, da Universidade de Saint Joseph, na Filadélfia (EUA), um dos autores do estudo recém-divulgado, citado pelo tabloide britânico Daily Mail.

Segundo o cientista, o aroma atraente das guloseimas também pode afetar o comportamento de compra de outros itens proibidos na dieta. “Por exemplo, uma bebida indulgente pode ser afetada pelo cheiro de pãezinhos de canela, já que ambos contrariam os objetivos de quem está fazendo dieta”.

Os cientistas afirmam que muitas redes varejistas apelam justamente para o cheiro de alimentos indulgentes na esperança de aumentar a intenção de consumo e as vendas desses produtos.

“Consistente com pesquisas anteriores, mas inconsistente com as práticas atuais, esta pesquisa descobriu que o uso de aromas indulgentes pode ser um tiro no pé, já que a exposição prolongada a um aroma indulgente de comida diminui o consumo desse tipo de alimento”, dizem os pesquisadores, citados pelo Daily Mail.