15/02/2022 - 2:20
Como deve saber, o seu smartphone tem um microfone incorporado e muita gente acredita que as empresas fazem uso do mesmo para escutar conversas e dessa forma escolher os anúncios mais convenientes – que vão aparecerão futuramente nas suas redes sociais e páginas de internet. Mas será isto um mito? Ou as nossas conversas são, de fato, usadas para escolha de anúncios?n
Provavelmente, já se perguntou se o seu smartphone está ouvindo as suas conversas uma vez que aparecem anúncios personalizados para programas de televisão, filmes ou objetos que sabe que já falou. Mas o seu smartphone está te ouvindo para anúncios, ou é simplesmente coincidência?
+ Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo
Vários usuários em toda a web têm afirmado que algo de suspeito se passa com os seus smartphones. Estes acreditam que os microfones dos seus smartphones estão sendo usados para gravar o que dizem, numa tentativa de direcionar os anúncios mais convenientes da Google em websites e redes sociais.
Tanto o Google como o Facebook negam que seus aplicativos possam utilizar microfones de smartphone para recolher informações. O Facebook declarou que bloqueia as marcas de publicidade com base em dados de microfones. Entretanto, o Google afirma que não utiliza quaisquer ferramenta a partir do momento em que a palavra “Google” é utilizada.
Além disso, os criadores de aplicativos devem aderir à política de desenvolvimento da Google. Isto especifica que os aplicativos não violam a privacidade ao utilizar gravações do Google Assistant.
Em 2019, 1000 gravações de voz obtidas através do Google Assistant-harvested foram divulgadas. As gravações – muitas das quais teriam sido recolhidas de smartphones Android – incluíam informação suficiente para identificar os proprietários dos equipamentos.
O Google reagiu, declarando: “Os áudios não estão associados às contas dos usuários”. Contudo, e se é mais cuidadoso, pondere não dar acesso do microfone do seu smartphone aos aplicativos.
Parece que se trata de algo mais do que uma coincidência. Provar que os microfones dos smartphones estão recolhendo dados para direcionar o conteúdo para os usuários é complicado. Mas como sabemos que assistentes digitais estão ouvindo, não será uma surpresa que empresas como o Google, a Amazon e o Facebook estejam interessadas no que está dizendo.
Nós sabemos que a Google grava, tal como sabemos que a Amazon grava, através do Amazon Echo. Mas será que a informação é utilizada para fins comerciais?
Provavelmente não. As melhorias na privacidade dos dispositivos móveis parecem ter posto fim a este tipo de violação de privacidade. Se estiver utilizando um sistema operacional recente, é pouco provável que seja afetado por isto.
Provavelmente é um caso de perfis ligados através de vários dispositivos sincronizados para lhe mostrar anúncios sobre coisas que lhe interessam, ou que já tenha visto, ou recebido e-mails sobre. Assim, os dados de publicidade são recolhidos a partir de smartphones, e não a partir de conversas de voz.
O que quer que acredite, deve verificar as permissões do seu dispositivo para garantir que os aplicativos não tenham acesso ao seu microfone sem uma boa razão.