A Serasa Experian, em parceria com a Gerando Falcões, está oferecendo 860 bolsas de estudos 100% gratuitas para jovens de baixa renda, em diversos lugares do Brasil, que queiram ingressar no mercado de tecnologia e dados. As inscrições começam nesta terça, 6, e as vagas são destinadas exclusivamente para jovens moradores de favelas e que estejam cursando ou completado o Ensino Médio em instituição pública ou em particular sendo bolsista. Os alunos terão ajuda de custo de R$ 500 mensais para participação no programa.

+ Google oferece 120 mil vagas gratuitas em cursos de tecnologia; confira

+ Concurso para 814 vagas no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é autorizado

Para São Paulo, serão oferecidas 112 bolsas de ensino destinadas a jovens de 18 a 23 anos que residem na região Leste da cidade e cidades nos arredores. Os interessados poderão se inscrever pelo site. O programa será presencial, ministrado no Senac Penha e terá a duração de 260 horas divididas em duas fases, abordando informática básica, lógica de programação e programação de sistemas. 

Os jovens terão mentoria de carreira com profissionais da Serasa Experian, acompanhamento social e pedagógico personalizado, certificação do Senac ao final do curso e apoio para inserção no mercado. 

Além da zona Leste de São Paulo, essa edição do programa já contemplou a zona sul de São Paulo e a cidade de São Carlos. As próximas turmas ocorrerão no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Florianópolis e Belém.

O gerente executivo de Sustentabilidade da Serasa Experian, Paulo Gomes, comenta que o ingresso no mercado de trabalho é um processo árduo para os jovens, especialmente para aqueles que não tiveram oportunidade de ter formação adequada. “Queremos transformar a vida dos jovens da favela por meio da educação, quebrando barreiras para diminuir a desigualdade. Teremos uma abordagem completa, com conteúdo técnico consistente, desenvolvimento humano e atenção diferenciada para cada indivíduo, garantindo que possam extrair o máximo da oportunidade. Ao final, esses jovens estarão aptos a trabalhar em qualquer empresa ou área de tecnologia.”

“O mercado de tecnologia tem crescido a cada dia, e uma parceria como essa abre caminhos para que jovens moradores de favela tenham suas habilidades valorizadas e possam expandir a consciência, os colocando na trilha da inclusão produtiva. Fico muito feliz porque sei que centenas de oportunidades e possibilidades estão se abrindo para futuros brilhantes”, complementa Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.

Como vai funcionar?

  • Bolsa 100% gratuitas para estudar com a metodologia Senac;
  • Carga horária: 260 horas, de 4 a 6 meses de aulas presenciais (a depender da localidade) no período da tarde ou noite;
  • O primeiro módulo vai abordar temáticas sobre Informática Básica e Lógica de Programação com 60h de duração. O segundo terá como foco a Programação de Sistemas, com 200h de duração;
  • Mentoria com profissionais da Serasa Experian;
  • Bolsa-auxílio para estudantes de R$ 500 por mês.