A Unico, empresa especializada em identidade digital, anunciou mudanças no comando da empresa. A partir deste mês, Sérgio Chaia, ex-executivo da Nextel e da Sodexo, assumirá o cargo de CEO Brasil da Unico.

+Governo alerta que 7 milhões de famílias devem atualizar CadÚnico

Com a alteração, o fundador da Unico e até então CEO, Diego Martins, passa a atuar como CTO Global da companhia, posição que, segundo a empresa, permitirá a Martins focar toda sua experiência no processo de internacionalização da companhia e viabilização de uma ID global. Além disso, Martins segue como presidente do conselho da Unico.

“Nos próximos três a cinco anos, o tema de identificar o usuário no mundo das redes sociais e do uso da inteligência artificial vai acontecer. Ou porque as empresas proativamente vão fazer isso para evitar vários problemas, como golpes e fraudes, ou os governos vão começar a regulamentar”, afirma o agora CTO da Unico.

“O próprio Brasil já tem no projeto de lei de fake news uma parte em que o Banco Central diz para os bancos e fintechs ser necessária uma identificação segura do usuário que está entrando naquele ambiente digital. Por isso, existe uma janela de oportunidade, agora global, não só Brasil, que é ser essa infraestrutura de identidade para os cidadãos se conectarem nesse mundo online de forma segura”, acrescenta Martins.

Acompanhando a Unico há oito anos, Sérgio Chaia já atuava como advisor do negócio e, desde o ano passado, estava muito próximo do dia a dia dos times de Vendas, Marketing e de Produto.

“O Chaia tem uma experiência consistente e um sólido histórico de liderança estando à frente de grandes empresas. Indicá-lo ao cargo de CEO foi um caminho natural. Por conhecer profundamente nosso negócio e por toda sua expertise, dará continuidade ao trabalho já em curso, ampliando a seniorização dos times e adotando as melhores práticas de governança corporativa para fortalecer a cultura e as entregas da companhia”, destaca Martins.

A transição na liderança já estava prevista na estratégia para 2024 e tem como motivador a busca por posicionar a empresa como uma big tech que oferecerá uma identidade global para as pessoas serem cidadãs do mundo e não somente locais.

“Queremos tornar a Unico a maior infraestrutura de Identidade Digital confiável para qualquer pessoa no mundo”, reforça o ex CEO.

Em 2023, a Unico lançou dois novos produtos ao mercado: Unico IDPay e ID Unico. Em seis meses, o Unico IDPay processou mais de 1.5 bilhão de transações de cartão de crédito, validando identidade e no banco emissor para prover 100% de segurança.

“Agora queremos dar um novo passo para o futuro da companhia e levar a Unico a outros patamares de escala e relevância global. Queremos evitar a sensação de estabilidade, de viver do que plantamos no passado e manter nossa capacidade de inovar e elevar a barra do mercado”, finaliza o novo CEO da Unico, Sérgio Chaia.