O avanço de 1,23% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de fevereiro se refletiu em altas nos preços de sete dos nove grupos de produtos e serviços que integram o índice, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento mais significativo aconteceu em Educação e foi de 4,78%, com impacto de 0,29 ponto porcentual no resultado geral.

Em seguida veio a alta dos gastos com Habitação, de 4,74% e impacto de 0,63 ponto porcentual no índice geral.

Depois dessas altas, todas as outras são decimais, em alimentação e bebidas (0,61% e impacto de 0,14 ponto porcentual); Saúde e Cuidados Pessoais (0,54% e impacto de 0,07 ponto porcentual); Transportes (0,44% e impacto de 0,09 ponto porcentual); Artigos de Residência (0,38% e impacto de 0,01 ponto porcentual.); e Despesas Pessoais (0,01, mas sem impacto no índice geral).

As únicas quedas de preço no período que engloba a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro ficaram por conta dos grupos Vestuário (-0,08%, mas sem impacto) e Comunicação (-0,06%, mas sem impacto).