31/05/2024 - 8:30
Onde investir? No tradicional setor de construção civil! Essa é uma resposta quase unânime entre as celebridades brasileiras. E os números podem justificar essa conclusão. O mercado representa 5,4% do PIB, movimentando mais de R$ 400 bilhões anualmente. Só no primeiro trimestre deste ano, o Valor Geral de Vendas (VGV) chegou a R$ 46 bilhões, número 12,5% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na lista de investidores conhecidos do segmento, nomes como Neymar, Roberto Carlos, Bruno Gagliasso e Roberto Justus. “O ramo é uma alternativa rentável e segura, mesmo com oscilações, para diversificar os investimentos”, afirmou Anna Lyvia Ribeiro, presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-SP.
A beleza natural da região turística do Nordeste atraiu aporte de Neymar, jogador de futebol brasileiro que figura como 17º atleta mais rico do mundo, com patrimônio avaliado em US$ 860 milhões (Statista). Trata-se de uma parceria da Neymar Sports com a Incorporadora Due – que tem o ator Rafael Zulu como um dos fundadores -, para criar a Rota Due Caribe Brasileiro, projeto que consiste no lançamento de 28 empreendimentos imobiliários na região até 2037, com VGV de R$ 7,5 bilhões. São edifícios residenciais de alto padrão nas praias de Porto de Galinhas e Carneiros, no estado de Pernambuco, assim como em Maragogi, Japaratinga e Antunes, em Alagoas. O jogador também tem atuação em Balneário Camboriú (SC), com a FG Empreendimentos.
46 bilhões
Valor geral de vendas (vgv) do 10 trimestre de 2024, aumento de 12,5% sobre o mesmo período de 2023
Dentre os investimentos nesse mercado, os imóveis de luxo são os queridinhos dos famosos. As acomodações que proporcionam um estilo de vida sofisticado e exclusivo ostentaram crescimento de 13% de janeiro a setembro de 2023, responsáveis pela movimentação de mais de R$ 14,4 bilhões, de acordo com o indicador Abrainc-Fipe. Segundo Lyvia Ribeiro, investir em empreendimentos de alto padrão é uma tendência, já que os imóveis, quando financiados, são balizados pela taxa Selic, atualmente em 10,50% ao ano. “Tanto residenciais como turísticos, os imóveis de alto padrão são beneficiados pelo lastro de créditos e fundos de investimentos”, disse.
13%
foi o crescimento dos imovéis de médio e alto padrão (MAP) de janeiro a setembro do último ano
Nem só do mundo artístico vivem o cantor Roberto Carlos e o ator Bruno Gagliasso, que também olham para o setor de alto padrão como uma oportunidade de aumentar seus bens. No ramo desde 2011, Roberto Carlos é sócio de uma incorporadora que engloba empreendimentos em São Paulo, Goiás e Sergipe, entre eles o edifício comercial Horizonte JK, no bairro do Itaim Bibi, na capital paulista.
Já entre as empreitadas de Bruno Gagliasso, estão duas pousadas em Fernando de Noronha (PE) e o Quinta das Amoras, um residencial em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, que atingiu VGV de R$ 142 milhões nas primeiras etapas do projeto.
INOVAÇÃO
Embora tenha extensa trajetória como empresário, em especial da área de publicidade, Roberto Justus ingressou no setor de construção apenas em junho do ano passado, com a aquisição da SteelCorp, uma das maiores empresas brasileiras de Light Steel Frame (LSF), segmento da construção industrializada que usa o aço galvanizado como principal elemento estrutural.
Ele decidiu construir de perto essa nova etapa da empresa criada há uma década, em Santo André, no Grande ABC. Assumiu como CEO e comanda as estratégias de negócios e investimentos. Prestes a completar seu primeiro ano, a empresa estima R$ 600 milhões de faturamento em 2024 e projeta R$ 1,5 bilhão ao fim de 2025.
À DINHEIRO, Justus afirmou que ter uma figura pública à frente de negócio trouxe mais visibilidade. “É uma exposição maior para o setor em geral. Vejo como uma oportunidade de contribuir para o crescimento da indústria através de trabalhos institucionais”, disse.
Como publicitário, Justus considera fundamental separar os conceitos de notoriedade e autoridade em uma parceria entre empresa e figura pública. “Adequar o tipo de público e produto a uma personalidade que de fato atinja o consumidor.” E, assim, para brilhar também nos palcos do mercado imobiliário.