O mundo hoje é móvel. Na rua, no restaurante, no metrô, na sala de espera do consultório médico, na balada – em todas as circunstâncias da vida cotidiana recorremos ao celular ou ao tablet para acessar informações, fazer buscas, se divertir, postar fotos e…comprar. Definitivamente a era da mobilidade ampliou o poder do consumidor. As empresas devem estar preparadas para isso.
Os dados do Relatório Webshoppers, da E-bit, referentes ao primeiro semestre de 2014 refletem esse fenômeno e indicam o avanço rápido do comércio eletrônico por meio de dispositivos móveis.

Veja abaixo alguns números interessantes a esse respeito:
• No m-commerce, as vendas tiveram um expressivo aumento de participação no total do e-commerce nos primeiros seis meses do ano. Subiram de 3,8% (junho/2013) para 7% (junho/2014), o que representou um crescimento de 84% em um ano. A previsão da E-bit é de que a participação chegue a algo próximo dos 10% em dezembro.
* O faturamento das transações realizadas por meio de dispositivos móveis no Brasil dobrou no primeiro semestre, se comparado ao mesmo período de 2013: R$ 1,1 bilhão, bem superior aos R$ 560 milhões do ano passado. De janeiro a junho de 2013 foram feitos 1,2 milhão de pedidos, enquanto em igual período deste ano foram 2,8 milhões.
• Do total de compras realizadas por meio de aparelhos móveis, 60% foram efetuadas via tablets, enquanto os 40% restantes vieram por smartphones (por meio de sites sem uso de APPs). As três categorias mais vendidas são Moda e Acessórios (17,5%), Cosméticos, Perfumaria e Saúde (17,4%) e Eletrodomésticos (11,1%).
• No que se refere ao perfil, a pesquisa mostrou que 57% dos m-consumidores são de mulheres. Os consumidores das classes A e B respondem por 64% dos participantes do comércio eletrônico móvel, enquanto as classes C e D representam 25%.

Esses dados demonstram a importância crescente da internet móvel para o comércio eletrônico. Em outras palavras, mostram que os smartphone e os tablets viraram um shopping center na mão dos consumidores. E não deixam dúvidas: o seu concorrente está a um dedo de distância.

Quem quiser acessar o Relatório Webshoppers na íntegra, é só clicar aqui.