É fácil rotular de psicopata nossos amigos felinos peludos quando eles estão fazendo algo bizarro, como rebater um camundongo apavorado ou lutar consigo mesmo no meio da árvore de Natal. Mas agora existe uma pesquisa científica – e um teste real que você pode fazer online – medindo 46 comportamentos de gatinhos que podem revelar o nível de psicopatia do seu felino.

Cientistas da University of Liverpool e da Liverpool John Moores University desenvolveram o teste (não interativo, disponível apenas em inglês, em versão online ou em arquivo para download) e publicaram um estudo sobre ele neste mês no Journal of Research in Personality. A pesquisa não pretende dar um tapa em seu gato com um diagnóstico perturbador, mas descobrir como a personalidade do gatinho afeta seu relacionamento com o dono.

+ Pets: Dicas de presente de Natal para seu cão ou gato

“É provável que todos os gatos tenham um elemento de psicopatia, pois isso teria sido útil para seus ancestrais em termos de aquisição de recursos: por exemplo, comida, território e oportunidades de acasalamento”, disse a pesquisadora Rebecca Evans ao jornal Metro .

Os pesquisadores entrevistaram 549 pessoas sobre seus gatos, enfocando os níveis de ousadia, maldade e inibição dos animais de estimação. Essas são as três características que constituem o modelo de psicopatia usado com os humanos.

O teste, chamado CAT-Tri +, é na verdade uma lista de 46 afirmações sobre o seu gato, e você classifica o quanto o seu animal se encaixa em cada afirmação. Eles incluem se o gatinho parece não perceber o perigo, atormenta sua presa em vez de matá-la, é agressivo com os gatos da vizinhança e desloca outros animais de estimação de sua posição preferida na casa.

Claro, eu tive que fazer o teste para o meu gato às vezes travesso, mas principalmente apenas animado, Tango. Ela está com medo de sair, mas escalar uma árvore de Natal dentro de casa é sua coisa favorita na terra.

Uma afirmação parecia especialmente estranha para mim – “meu gato não parece se sentir culpado depois de se comportar mal” – porque nunca conheci um gato que parecesse sentir culpa por alguma coisa. Mas, no geral, Tango teve pontuação muito baixa em todas as categorias, que tocam em características como ousadia, desinibição, maldade, hostilidade a animais de estimação e hostilidade a humanos.

Além de sua propensão para subir em árvores, Tango não pontuou muito em ousadia, o que foi meio surpreendente. Na verdade, ela obteve a pontuação mais alta em desinibição, o que faz sentido, pois ela não se incomoda de ser repreendida quando sobe na árvore ou chuta o outro gato, Torgo, para fora de seu local preferido para dormir.

Então, o que você faz com essa informação? Evans observou que os resultados da pesquisa podem ajudar aqueles que vivem com gatos a ajustar o ambiente de um animal de estimação. Por exemplo, gatos com pontuação alta em ousadia podem apreciar uma torre alta para escalar . Ou talvez o teste apenas o ajude a perceber que, na escala dos gatos do mundo, sua pequena bola de pêlo é bastante normal.