No primeiro fim de semana de julho, Elon Musk tuitou que sua rede social iria limitar as contas não inscritas no Twitter Blue (assinaturas pagas) a visualizar apenas 600 postagens por dia. Depois mudou para 800 e… não importa. Houve uma explosão de pessoas se cadastrando aos novos ‘Twitters’, em especial nas redes Bluesky e Spill.

O Bluesky tem entre seus financiadores e mentores Jack Dorsey, fundador do Twitter. A nova rede teria adicionado 50 mil usuários apenas no fim de semana, mesmo que a plataforma ainda permaneça restrita a convidados.

Já a Spill traz ainda um recorte racial. Pensada e criada por Alphonzo Terrell e DeVaris Brown, eles se conheceram no primeiro dia de trabalho no Twitter. “Éramos os únicos dois negros lá e pensamos: ‘Seremos amigos!’”, disse Terrell. Demitidos da empresa, lançaram o Spill, que eles definem como “uma plataforma de conversação em tempo real que coloca a cultura em primeiro lugar”. Isso sem falar no recém-anunciado Threads, que será o ‘Twitter’ da Meta (Facebook).

Climatech alemã faz rodada de 430 milhões de euros

Sediada em Hamburgo, a Climatech (ou 1Komma5º), acaba de arrecadar 430 milhões de euros em uma rodada de investimentos. O que a startup com dois anos de vida faz (ou promete fazer)? Ela conecta dispositivos de energia (como painéis solares e outras infraestruturas de energia) de vários endereços e faz uma gestão centralizada e otimizada. Essa conectividade inteligente é trabalhada em nome da redução do aquecimento global de 1,5 grau (daí o nome de 1-vírgula-5) , mas inclui também a redução de gastos de cada endereço. Tipo: fazer o bem e ainda gastar menos. Quem não quer?

Publicidade: YouTube vai caçar adblockers

Funciona assim: desde sempre a publicidade nunca mediu se as pessoas a consumiam ou não. Aí veio a web (que comercialmente explode em 1994) e com ela a genialidade criativa + a assertividade tecnológica (contém 75% de fato e 25% de ironia). Resultado? Métricas de engajamento e conversão acabaram com a publicidade das antigas – aquela que todos amavam e nem todos consumiam. Um novo step desse universo é impedir que as pessoas não consumam anúncios. Forçar a assistir a 15 segundos ou coisas do tipo. O YouTube entrou na onda, ou afundou mais o pé nela.

A plataforma começa a dar uns trancos em quem usa bloqueadores de publicidade. Ela começou, segundo veículos especializados de tecnologia, a pedir aos usuários que desliguem seus ad blockers ou comprem uma assinatura premium. Isso após três vídeos. A partir daí, você não assistirá a nada mais.

Bill Gates

“Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.” Bill Gates

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