O Shakhtar Donetsk, com quatro titulares brasileiros e gols de Willian e Eduardo Da Silva, eliminou uma decepcionante Roma por 3 a 0 na Ucrânia, no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Os italianos tinham um desafio difícil após a derrota por 3 a 2 no jogo de ida, no Olímpico de Roma, e a partida de volta se complicou logo de início, quando o tcheco Tomas Hübschman marcou aos 18 minutos, o que obrigava os visitantes a fazer três gols para passar à próxima fase.

No segundo tempo, o brasileiro Willian marcou o segundo (58) e o croata Eduardo da Silva – nascido no Brasil- o terceiro e definitivo gol (87), selando o 3 a 0 e a passagem às quartas.

O catastrófico primeiro tempo da Roma foi marcado por um pênalti perdido por Marco Borriello (28) e a expulsão por dois cartões amarelos do francês Philippe Mèxes (41), que deixou a missão praticamente impossível.

O “efeito Vincenzo Montella” não funcionou e a equipe sofreu a primeira derrota desde a chegada do novo técnico, que substituiu há duas semanas Claudio Ranieri.

A queda da Roma agrava a situação do futebol italiano, que não tem mais representantes na Liga Europa e que na “Champions” pode confiar apenas no Milan e na Inter de Milão, que também perderam em casa no jogo de ida das oitavas, contra o Tottenham e o Bayern de Munique.

Por sua vez, o Shakhtar, campeão da Copa da UEFA em 2009, conquista seu melhor resultado no torneio e se converte no primeiro ucraniano a chegar às quartas da Liga dos Campeões desde o Dínamo de Kiev, que caiu nas semifinais da temporada 1998-1999 ante o Bayern de Munique.

– Partida de volta das oitavas da Liga dos Campeões:

Shakhtar Donetsk (UKR) – Roma (ITA) 3 – 0 (ida: 3-2)

Gols:

Shakhtar: Hübschman (18), Willian (58), Eduardo Da Silva (87)

Estádio: Donbass Arena (Donetsk)

Público: 49.000

Árbitro: Howard Webb (ENG)

Cartões amarelos:

Shakhtar Donetsk: Mkhitaryan (28), Srna (45+5)

Roma: Mexes (24), Pizarro (58), Perrotta (65), Riise (83)

Expulsões:

Roma: Mexes (41)

Escalações:

Shakhtar Donetsk: Andriy Piatov – Darijo Srna (cap), Dmytro Chygrynskyy, Yaroslav Rakytskyy, Razvan Rat – Douglas Costa (Eduardo Da Silva 61), Tomas Hubschman, Jádson, Henrikh Mkhitaryan (Alex Teixeira 67), Willian – Luiz Adriano (Marcelo Martins 75). Técnico: Mircea Lucescu.

Roma: Doni – Nicolás Burdisso, Juan, Philippe Mexes, John Arne Riise – Rodrigo Taddei (Aleandro Rosi 46), David Pizarro, Daniele De Rossi (cap), Simone Perrotta (Gianluca Caprari 86) – Marco Borriello, Mirko Vucinic (Matteo Brighi 66), Marco Cassetti, Jeremy Menez. Técnico: Vincenzo Montella.

afp/ma