Por Arriana McLymore e Casey Hall

NOVA YORK/XANGAI (Reuters) – A varejista online de fast-fashion SHEIN e sua mais nova rival Temu estão em uma disputa para atrair a atenção dos compradores por seus produtos baratos fabricados na China.

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A batalha entre eles está ocorrendo não apenas nas redes sociais, mas também na Justiça norte-americana. No tribunal federal dos Estados Unidos, a SHEIN acusou a Temu de contratar influenciadores de mídia social para fazer “declarações falsas e enganosas” contra a SHEIN em suas promoções do site Temu.com.

A SHEIN procura impedir a empresa de usar sua marca para fins de marketing e quer indenizações por vendas que pode provar que vieram de marketing enganoso ou infrator. A Temu pediu ao tribunal que rejeite o processo.

O processo aberto em dezembro no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte de Illinois, alega que a Temu disse a influenciadores de mídia social para fazer comentários depreciativos sobre o varejista e induziu os clientes a baixar o aplicativo Temu usando contas em mídias sociais “impostoras”.

As agora excluídas páginas @SHEIN_DC, @SHEIN_USA_ e @SHEIN_NYC foram criadas em setembro e exibiam o logotipo e o material de marketing da SHEIN em suas páginas de biografia, de acordo com as capturas de tela fornecidas com o processo da empresa.

“A Temu também tentou se passar pela marca SHEIN e induzir os consumidores a acreditar que a Temu está associado a essa marca”, alega a ação.

A SHEIN disse que os links nas páginas falsas levaram os compradores a instalar o aplicativo de Temu, com a impressão de que as duas empresas eram relacionadas. Um porta-voz da SHEIN se recusou a comentar sobre o litígio pendente.

Um porta-voz do Temu.com disse que a empresa “rejeita veementemente e categoricamente todas as alegações e está defendendo vigorosamente seus direitos”.

A própria SHEIN enfrentou processos alegando violação de direitos autorais. Sob o nome Zoetop Business, foi processada por dezenas de artistas independentes e varejistas, incluindo Nike, Deckers, da UGG , a marca de óculos Oakley do Grupo Luxottica e varejista online Dolls Kill, alegando falsificação.

A PDD, proprietária do popular aplicativo Pinduoduo da China, lançou o Temu em setembro como um novo aplicativo para consumidores dos Estados Unidos comprarem sapatos, joias, acessórios de beleza e artigos para o lar diretamente de comerciantes chineses.

As vendas da Temu sob a métrica GMV cresceram de 3 milhões de dólares em setembro para 192 milhões de dólares em janeiro, segundo a empresa de dados YipitData.

Nos EUA, a Temu está pagando aos influenciadores de mídia social de 100 dólares a 1 mil dólares por hora por conteúdo conectando o marketplace da Temu no TikTok, Instagram e YouTube.

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