12/10/2001 - 7:00
No final da década de 70, o estudante de administração Dácio Oliveira dividia boa parte do seu tempo entre prestar atenção no que os professores falavam e na estratégia que usaria para revender roupas para as colegas de faculdade. Mais de 20 anos após seu primeiro, digamos, contato com o mundo empresarial, Oliveira certamente não tem do que reclamar. Nesse período ele ergueu um império varejista composto por 67 lojas das grifes Crawford, Club Colors e Siberian, cujas bandeiras estão fincadas nos principais shoppings das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. O faturamento ele não revela. Diz, apenas,
que o Grupo Valdac, holding que reúne as empresas do grupo, tem uma taxa de retorno de 7% ao ano. Apesar de ter conseguido transformar suas marcas no objeto de desejo dos consumidores,
ele garante que ainda há muito o que fazer. ?Vamos expandir os negócios para os demais países da América Latina e a Europa?, conta. Nos planos de Oliveira, o desembarque internacional se
dará a partir de 2003. No velho continente, os alvos são Espanha, Portugal e Itália.
Investimentos. Até lá, Oliveira pretende consolidar sua presença nas regiões Nordeste e Sudeste ? onde já conta com diversas lojas ? e espalhar os tentáculos rumo às regiões Norte e Sul. O cronograma de inaugurações, aliás, promete muita agitação daqui para a frente. A começar pela capital paulista, onde vão ser abertas, de uma só tacada, uma unidade de cada grife na sofisticada rua Oscar Freire. Na seqüência será a vez de Belo Horizonte e Recife. Ao todo, Oliveira garante que vai investir R$ 1,8 milhão na instalação de seis novas lojas neste ano. ?Nosso crescimento tem sido da ordem de 15% a cada ano?, conta. Nada mal para quem estreou no mundo dos negócios com uma acanhada loja no shopping Lapa, em novembro de 1981.