O conglomerado industrial alemão Siemens anunciou a aquisição da Altair Engineering, uma empresa de ciência computacional e software sediada em Michigan (EUA), em uma estratégia para criar um portfólio de design e simulação com tecnologia de inteligência artificial.

Os acionistas da Altair receberão US$ 113 por ação, representando um valor empresarial de US$ 10 bilhões; o preço da oferta representa um prêmio de 19% sobre o preço de fechamento das ações da Altair em 21 de outubro de 2024, o último dia de negociação antes de circularem reportagens sobre uma possível transação. A Siemens informou que a transação será paga em dinheiro, por meio de recursos de seu balanço.

Em comunicado, a Siemens disse que espera alcançar sinergias significativas de custos e receitas. A companhia projeta que a transação traga acréscimo ao lucro por ação no segundo ano após o fechamento do negócio.

“A aquisição da Altair é altamente sinérgica, sustentando a alocação rigorosa de capital da Siemens, equilibrando investimentos e retornos aos acionistas com base em um balanço patrimonial forte”, disse o diretor financeiro, Ralf Thomas.

“Esta aquisição representa o ápice de quase 40 anos em que a Altair cresceu de uma startup em Detroit para uma empresa de software e tecnologia de classe mundial. Adicionamos milhares de clientes globalmente em manufatura, ciências biológicas, energia e serviços financeiros, e construímos uma força de trabalho incrível e uma cultura inovadora”, disse o fundador e CEO da Altair, James Scapa.

A Siemens projetou que a transação aumentará fortemente a receita de negócios digitais em +8%, adicionando cerca de 600 milhões de euros à receita de negócios digitais da Siemens, que foi de 7,3 bilhões de euros, conforme relatado no ano fiscal de 2023.