Com algumas empresas já planejando retorno às atividades presenciais nos escritórios, cresce o medo de que isso exponha os funcionários ao coronavírus e gere novos problemas ou fechamento desses espaços. Pensando nisso, a Siemens trabalha em um aplicativo que serve como organizador inteligente de tarefas e execução de comandos no trabalho.

O “Comfy” é um software que já era aposta da gigante alemã pensando em como será o futuro dos escritórios pelo mundo, com as tecnologias cada vez mais integradas e inteligentes. Por meio dele é possível reservar uma sala de reunião, localizar colegas de trabalho, controlar a temperatura ambiente, ou chamar o elevador sem a necessidade de apertar um único botão, por exemplo.

+ Empresário projeta escritórios em cubos e cria ‘home office’ na empresa
+ Home office: como monitorar sem invadir a privacidade
+ Facebook anuncia home office até julho de 2021

Até outubro a Siemens vai lançar uma versão mais básica do produto para 100 mil funcionários espalhados em 30 países. O Comfy foi adquirido pela alemã em 2018 e era parte de um projeto interno para criar edifícios mais responsivos e inteligentes, mas agora pode virar parte de uma estratégia muito maior ao ser incorporada no dia a dia de outras empresas pelo mundo.

Por meio do software os funcionários poderão ser monitorados pelos gerentes de departamento, que saberão quantas pessoas estão presentes no escritório, ou os próprios funcionários poderão emitir um aviso de qual andar pretendem trabalhar naquele dia. Esses detalhes podem ajudar a manter o distanciamento social interno e preservar vidas.

Com o Comfy, a Siemens quer integrar os serviços de uma subsidiária, a Elighted, que produziu o app “Safe”, uma espécie de GPS acoplado nos crachás dos funcionários. Por meio dele o departamento de Recursos Humanos pode identificar se algum trabalhador manteve contato com outro funcionário que testou positivo para a covid-19 nos últimos dias.

A união desses recursos ainda é embrionária e está em fase de testes. Se a conexão dos dois serviços der certo, a ideia é unir forças com a Salesforce e combinar as ferramentas através do site Work.com para ajudar as empresas neste processo de reabertura.