Silvio Santos vem aí.
Agora com gruas, cimento, tijolos, escavadeiras e uma vontade enorme de repetir num novo ramo de atividade o sucesso que faz em todos os negócios nos quais sua assinatura está presente. O dublê de empresário e comunicador acaba de desembarcar no rentável mundo da construção civil: vai vender imóveis para a classe média brasileira. Ainda neste ano, serão lançados quatro prédios num total de 336 unidades na Zona Norte da capital paulista. O investimento é de R$ 20 milhões. No ano que vem, outras 1.000 unidades serão inauguradas em vários pontos da cidade. Está previsto também a construção de um shopping de entretenimento, outro especializado em produtos para o setor automobilístico e ainda um hotel na praia de Pernambuco, no Guarujá, litoral de São Paulo.

Todo esse complexo imobiliário será assinado pela construtora e incorporadora SiSan, empresa que pertence à holding Silvio Santos Participações. A construtora, na verdade, já existe há 13 anos, mas até aqui não era conhecida do grande público. Sempre foi voltada para os negócios do grupo e do próprio apresentador. É a SiSan, por exemplo, que faz os cenários das novelas do SBT. Também foi a empresa que construiu o prédio da Anhangüera, onde está localizada hoje a emissora do apresentador. A idéia de trazer a SiSan para o mercado partiu do próprio Silvio Santos, que desde o ano passado vem acompanhando com grande interesse o crescimento do mercado imobiliário. O homem do Baú se animou ainda mais após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas. Acredita que o presidente eleito irá incentivar o setor de construção civil, já que é por meio dele que o número de empregos poderá crescer sensivelmente. ?A construção civil será a grande bandeira do novo governo?, diz Tomas Salles, diretor de novos negócios da Lopes Consultoria, responsável pelas vendas e planejamento do empreendimento de Sílvio.

O projeto de abrir mercado para a SiSan teve início em outubro do ano passado. Desde aquela época, os executivos da empresa vêm mapeando São Paulo para levantar todos os terrenos do grupo que podiam ser vendidos, alugados ou transformados em empreendimentos imobiliários. Foi por meio dessa pesquisa, por exemplo, que a SiSan constatou que o terreno onde está o estúdio da antiga TV Tupi era o local ideal para o primeiro empreendimento. ?Havia uma demanda por novos imóveis na região Norte?, diz Eduardo Velucci, diretor operacional da SiSan. O que era só teoria foi confirmado na prática: 50% das unidades foram vendidas em menos de 10 dias de lançamento. A campanha de marketing consumiu R$ 700 mil. E o nome Silvio Santos foi fundamental para empurrar as vendas.

?Vamos continuar estudando novas possibilidades para transformar terrenos inativos em imóveis lucrativos?, afirma Velucci. O próximo projeto a ser lançado ainda no primeiro semestre de 2003, também na Zona Norte paulistana, será o Auto Shopping Vimave, um espaço de lojas para revendedores de carros e serviços ligados ao mercado automobilístico. ?Só existem três shoppings desse tipo no Brasil. Até por isso a procura foi grande e já vendemos todas as lojas?, diz Wilson Roberto de Aro, diretor operacional da divisão financeira do grupo. O executivo só não revela quais as redes automotivas que estarão presentes no shopping. ?As mais importantes do mercado estarão lá?, despita Aro. Além Outro empreendimento que também deverá ser lançado em breve é o Shopping de Entretenimento, um complexo que englobará cinema, teatro e restaurantes. Este será erguido na região central de São Paulo. Além disso, em 2003 serão lançados outros prédios residenciais na região dos Jardins, bairro nobre da capital. ?A idéia é aproveitar todas as oportunidades?, afirma o diretor operacional Velucci.

A SiSan veio engrossar uma lista de rentáveis companhias que transformaram as iniciais SS em sinônimo de sucesso corporativo. Hoje, a holding do empresário engloba os setores de comunicação, com o SBT, TV Alphaville e TV Cidade; financeiro (banco Panamericano) e capitalização, comércio e serviços (Baú da Felicidade e Liderança). Neste ano, o Grupo Silvio Santos vai apresentar faturamento de R$ 2,1 bilhões. O patrimônio desse império chega a R$ 650 milhões. E deve crescer mais, pois o septuagenário Silvio Santos não pára de inventar novas atrações.