A Simpar celebrou contrato para aquisição, por R$ 120 milhões, de 100% das quotas de emissão da R Point Comercial de Automóveis, Sonnervig Automóveis, H Point Comercial e HBR Participações, em conjunto nomeadas como Best Points, com oito lojas, sendo três da marca Honda, quatro Renault e uma loja Ford, todas localizadas na cidade de São Paulo.

A aquisição adicionará R$ 620 milhões à Receita Bruta Anualizada da Automob, que chega a R$ 8,01 bilhões com base no segundo trimestre de 2023 anualizado, considerando os resultados combinados da Original, UAB Motors, Sagamar, Autostar, Green Automóveis, Nova Quality, Grupo Alta e Best Points.

+Bolsas da Europa fecham em alta, acompanhando indicadores da região e perspectivas para o BCE

Os R$ 120 milhões de Equity Value, resultam, considerando o caixa líquido de R$ 3,5 milhões, em um Enterprise Value de R$ 116,5 milhões. O pagamento do Equity Value será realizado parte à vista e parte parcelado.

Com essa transação, a Automob atinge a marca de 105 lojas, presentes em 18 cidades e mix de 27 marcas, “ampliando sua escala e capilaridade”, diz a companhia.

“A aquisição está em linha com o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável da Simpar para a Automob, que tem como foco a adição dos ganhos provenientes de escala, sinergias e, sobretudo, garantir a excelência no atendimento aos clientes”, informa.

Segundo a Simpar, considerando o Ebitda combinado pós-transação de R$ 398 milhões, a alavancagem da Automob permanece estável em 2,0 vezes com base nos últimos doze meses findos em 30 de junho de 2023, preservando sua estrutura de capital equilibrada para dar continuidade à sua agenda de desenvolvimento e transformação do segmento de concessionárias de veículos leves.

“Nos últimos dois anos, a Automob realizou sete aquisições que posicionam a empresa como um dos maiores grupos em número de lojas (105) e com o mais amplo portfólio de marcas do Brasil. Com essa transação, a Automob irá adicionar oito lojas em importantes bairros da capital paulista – Pinheiros, Morumbi, Itaim Bibi, Santana, Vila Prudente, Ipiranga e Vila Guilherme – acrescentando a Ford – montadora de destaque global – ao seu portfólio de marcas, o maior do Brasil, além de fortalecer o relacionamento comercial de longo prazo do grupo com a Honda e Renault”, completa a empresa.