08/11/2017 - 16:44
O sinal analógico de televisão começou a ser desligado nesta quarta-feira (8) em Belo Horizonte e em mais 38 municípios de Minas Gerais. De acordo com o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável pela implantação da TV digital no Brasil, o processo de desligamento nessas cidades será finalizado no dia 22 mês.
No início do mês, 89,25% dos domicílios dos 39 municípios mineiros incluídos na etapa de desligamento do sinal analógico já estavam preparados para receber o sinal digital. O percentual ficou um pouco abaixo dos 90% definidos por portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para que as transmissões analógicas sejam encerradas.
De acordo com o ministério, cerca de 5,5 milhões de pessoas migrarão do sinal analógico para o digital em 39 cidades mineiras. Além da capital, Belo Horizonte, terão o sinal analógico desligado os municípios de Araçaí; Baldim; Betim; Brumadinho; Cachoeira da Prata; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Fortuna de Minas; Funilândia; Ibirité; Igarapé; Inhaúma; Itaúna; Jequitibá; Juatuba; Lagoa Santa; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Nova Lima; Pedro Leopoldo; Prudente de Morais; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; São José da Varginha; Sarzedo; Sete Lagoas; Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
Segundo a pasta das Comunicações, foram distribuídos nesses 39 municípios 352 mil kits de conversores digitais para as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal
Conforme dados do Gired, até o dia 22, a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital vai abranger 193 municípios e beneficiar mais de 60 milhões de pessoas. O sinal analógico já foi desligado em Rio Verde, Goiânia e mais 28 municípios de Goiás; em Brasília e nove cidades do entorno do Distrito Federal; São Paulo e 38 cidades paulistas; no Recife e em mais 13 municípios de Pernambuco; em Salvador e mais 19 cidades da Bahia; em Fortaleza e mais 14 localidades do Ceará; e em Vitória e mais seis cidades do Espírito Santo.
Pelo cronograma, no dia 29 deste mês, em São Paulo, o sinal analógico será desligado em Campinas e 84 cidades próximas; em Franca e mais 24 municípios da região; em Ribeirão Preto e mais 19 cidades; em Santos e mais oito localidades, além de 19 municípios do Vale do Paraíba.