Um sinal feito com a mão, chamado de “signal for help” (“sinal de ajuda”, em português) salvou uma mulher no Tennessee, nos Estados Unidos. O gesto se tornou viral no TikTok ao ajudar vítimas de violência durante a pandemia.

+ STJ: Lei Maria da Penha vale para violência doméstica contra mulheres trans

De acordo com Fox News Digital, no início desta semana uma mulher não identificada usou o sinal em uma loja de conveniência para sinalizar a outro cliente que estava em perigo.

Eric Streeval,o outro comprador, viu a mulher pronunciar a palavra “socorro” e a viu fazer o sinal com a mão, o que o levou a dizer a um caixa para ligar para a emergência

Após ver o gesto com a mão, Streeval tirou fotos da placa da caminhonete em que a mulher estava. Com os dados em mãos, a polícia perseguiu o veículo quando ele saiu do estacionamento da loja até que houve uma colisão. O motorista foi identificado como Jonathan Smith, 31, foi preso. A mulher não ficou ferida e Smith foi acusado de sequestro e agressão doméstica.

O “Sinal de Ajuda” foi criado pela Canadian Women’s Foundation, organização pública focada na igualdade de gênero, no início da pandemia do coronavírus. O sinal é usado como uma forma simples e discreta de as pessoas mostrarem que precisam de ajuda, principalmente em situações de violência doméstica.

O sinal é feito olhando a palma da mão para fora e colocando o polegar na palma da mão enquanto traz os dedos sobre o polegar para “prendê-lo”. Confira abaixo como fazer o sinal que pode salvar vidas.