29/09/2015 - 11:32
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou nesta terça-feira, 29, mais detalhes sobre o ganho de sinergias esperado com a integração das redes do grupo varejista Casino na América Latina. De acordo com comunicado ao mercado, as sinergias entre o GPA e o grupo colombiano Éxito devem alcançar US$ 160 milhões e serão capturadas progressivamente ao longo dos próximos quatro anos. Do total esperado em sinergias, 55% devem ser convertidas em ganhos para o GPA, informou o grupo brasileiro.
O grupo francês Casino, que controla o GPA, anunciou este ano uma reorganização societária de seus ativos da América Latina, para unificar seus negócios e simplificar sua estrutura. Como parte desse acordo, o Casino assinou um contrato com a varejista colombiana Éxito para ceder a ela 100% da Liberdad, sua filial na Argentina, assim como 18,8% do capital e 50% dos direitos de voto do GPA. Com essa operação, todas as atividades de varejo do Casino na América Latina ficam abaixo da sua filial colombiana Éxito.
No comunicado desta terça-feira, GPA e Éxito anunciaram a contratação da consultoria multinacional Accenture, que ficará responsável por acompanhar e determinar em detalhes o potencial das sinergias identificadas ante a transação e construir um plano de ação. “A consultoria, dedicada à prestação de serviços especializados em transformações de negócios e implementação de processos ‘core’, já tem forte relação e profundo conhecimento do GPA, especialmente com relação ao processo de sinergia das marcas Casas Bahia e Pontofrio”, diz o comunicado.
Além da contratação da consultoria, foi implementado um Comitê de Sinergias, formado por executivos do Brasil e da Colômbia. De acordo com o comunicado do GPA, as principais funções desse Comitê são “quantificar em detalhes as sinergias e buscar novas oportunidades, definindo prioridades e o calendário de implementação, além de criação das equipes de trabalho e captura dos ganhos iniciais, entre outros”.
A companhia varejista informou que já foram identificadas sinergias em diferentes frentes. O GPA cita a possibilidade de desenvolver o modelo têxtil colombiano, desenvolver o conhecimento de comercio eletrônico da Cnova e o negócio de atacado de autosserviço. Além disso, a companhia cita o desenvolvimento de plataforma de compras, de categoria de produtos de marca própria e o potencial de gerar maior eficiência através de serviços compartilhados e alcançar otimização conjunta dos recursos de investimento de cada país.