07/03/2023 - 15:52
Entre empresas brasileiras dos mais diversos portes que importam da China, a falta de capital de giro e a busca por melhores condições de pagamento junto aos seus fornecedores constituem um problema frequente. O motivo disso é que, em geral, o fornecedor chinês exige um pagamento antecipado de 100% do valor da mercadoria entre o início da produção e o embarque, enquanto o ideal, para o importador, seria um pagamento diferido por 90 a 120 dias, eliminando a necessidade de pagar pelo produto antes de sua chegada ao destino final.
Como conseguir um pagamento diferido com fornecedores chineses?
Em qualquer negociação internacional, superar as assimetrias no relacionamento entre importador e fornecedor é fundamental para o sucesso da operação. E quando se tratam de importadores brasileiros e fornecedores chineses, não é diferente: para os primeiros, é sempre mais vantajoso obter crédito do fornecedor por meio de pagamentos diferidos, amenizando os impactos no fluxo de caixa; para os últimos, ao contrário, o pagamento antecipado é muitas vezes entendido como o principal recurso contra a inadimplência e sua única garantia de que receberá pela mercadoria enviada.
Nesse contexto, obter condições de pagamento favoráveis a ambas as partes, tornando a relação o mais simétrica possível, torna-se um desafio – um desafio que se complica ainda mais quando o fornecedor ainda não estabeleceu uma relação de confiança com a empresa brasileira ou, igualmente, carece das ferramentas necessárias para avaliar a situação financeira da importadora.
É precisamente nesse ponto que a Sinosure pode ajudar.
O que é a Sinosure?
A Sinosure, também conhecida como China Export & Credit Insurance Corporation, é uma seguradora estatal chinesa de crédito à exportação controlada pelo Ministério das Finanças da China. Presente há mais de 20 anos no mercado, sua relevância no sistema chinês de apoio à exportação se destaca pelo desempenho de um papel duplo: por um lado, proteger fornecedores chineses contra riscos políticos e de crédito no comércio internacional e, por outro, oferecer estratégias de cooperação de crédito aos importadores, como os brasileiros.
Para grandes empresas estatais da China, o seguro de crédito à exportação da Sinosure é obrigatório, além de ser amplamente incentivado entre empresários chineses mediante a Câmara de Comércio Internacional da China (CCOIC). Devido à sua longa trajetória de apoio a negociações internacionais com resultados bem-sucedidos, a Sinosure tornou-se uma ferramenta popular e de alta confiança não apenas entre os fornecedores chineses, mas também entre empresas que importam mercadorias da China.
A explicação é simples: graças à Sinosure, os fornecedores têm o pagamento das mercadorias exportadas garantido, mesmo em casos de inadimplência, aliviando quaisquer riscos de crédito associados à situação financeira do comprador; e as empresas importadoras, por sua vez, têm acesso a pagamentos diferidos por até 120 dias, concedidos devido à garantia oferecida pela seguradora. O resultado é a construção de um relacionamento mais sólido e de mútua confiança entre as partes, com impactos significativos e a longo prazo na saúde financeira das empresas envolvidas e, ao mesmo tempo, em suas métricas de crescimento.
Como a Sinosure ajuda a conseguir pagamentos diferidos?
Em uma negociação entre um exportador chinês e um importador brasileiro assegurada pela Sinosure, por exemplo, a seguradora calcula e assume todos os riscos envolvidos. Assim, é improvável que o fornecedor tenha motivos para se opor ao pagamento diferido. Na realidade, trata-se de uma alternativa acolhida com interesse, uma vez que ajuda o fornecedor chinês a garantir um fluxo estável de pedidos junto ao comprador e a fortalecer sua parceria comercial.
Como ter acesso aos benefícios da Sinosure?
Para que uma empresa brasileira tenha acesso a todos esses benefícios em suas negociações de importação junto a fornecedores chineses, o primeiro passo é obter um limite de crédito Sinosure. Geralmente, esse processo é simplificado com a ajuda da Axton Global, uma empresa internacional de consultoria cujo foco é, precisamente, facilitar a obtenção de limites de crédito da Sinosure, tornando suas soluções de financiamento mais acessíveis para empresas dos mais variados portes.
O que é um limite de crédito?
Na forma de um documento eletrônico oficial, o limite de crédito Sinosure diz respeito ao valor máximo de crédito comercial a ser concedido por fornecedores chineses à sua empresa. O uso desse limite pela empresa importadora pode ser distribuído entre vários fornecedores, embora muitas vezes haja um valor mínimo exigido por cada fornecedor.
Como funciona o processo de obtenção de limite de crédito?
Caso uma empresa brasileira decida simplificar e facilitar o processo por meio da Axton Global, tudo é realizado em seis etapas básicas:
1) Em primeiro lugar, é necessário fornecer a documentação financeira da empresa, que será organizada pela Axton Global e enviada para análise à Sinosure;
2) Em seguida, a Sinosure realiza uma investigação de crédito da empresa para a aprovação do seu limite de crédito, o que leva em torno de 21 dias;
3) O próximo passo é a assinatura do contrato com o fornecedor chinês, com o prazo de 90 a 120 dias para pagamento incluído nos termos do contrato;
4) O fornecedor, então, faz a contabilização do limite de crédito (total ou em parte) a ser utilizado;
5) Agora, é feito o envio das mercadorias pelo fornecedor sem necessidade de pagamento antecipado – nesta etapa, a importadora faz apenas um depósito pelas mercadorias, o que geralmente varia de 10% a 30% do valor do pedido;
6) Por fim, é realizado o pagamento diferido de acordo com o determinado em contrato, de 90 a 120 dias após o embarque – o crédito comercial é assegurado pela Sinosure.
A Sinosure em números:
- 240 mil fornecedores chineses usam a Sinosure
- A Sinosure é responsável por assegurar 700 bilhões de dólares por ano
- Mais de 10 mil empresas brasileiras já tiveram seus limites de crédito aprovados pela Sinosure
- A Sinosure financia negociações tanto de pequenas e médias empresas (como em transações para o fornecimento de cigarros eletrônicos na faixa dos 100 mil dólares) quanto de grandes corporações – a Sinosure, por exemplo, apoia o fornecimento de módulos fotovoltaicos de uma das maiores fabricantes chinesas de módulos fotovoltaicos, a JA SOLAR, em operações na faixa dos 145 milhões de dólares.