O eSocial – sistema usado para gerar a guia de pagamento dos tributos referente à contratação de empregados domésticos – está paralisado desde 00h desta segunda-feira (21) até 8h de sexta-feira (25). A ideia da interrupção é processar os eventos de algumas empresas que ainda não estão integradas na base do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O sistema é gerenciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), através do Dataprev, que recepciona esses dados do ambiente nacional do eSocial e alimenta o CNIS. Juntos, INSS e Dataprev identificaram a necessidade de interromper o serviço para processar os eventos retidos de alguns empregadores e evitar problemas futuros no sistema.

+ INSS: Margem do empréstimo consignado sobe para 40%; veja quem pode acessar

Segundo o INSS, todos os eventos transmitidos neste período de interrupção do eSocial serão incorporados à base do CNIS automaticamente.

“Todos os sistemas integrados com o CNIS, ou que usam as informações constantes da base CNIS, ficarão temporariamente sem atualização e não refletirão novos eventos informados no eSocial, até a conclusão desse procedimento”, disse o INSS em nota.