02/02/2001 - 8:00
Há uma década e meia, ainda garoto, o paulista Pierre Mantovani acordava cedo aos domingos e corria para a frente da tevê. Não procurava por desenhos animados ou pela programação esportiva dos fins de semana, mas por reportagens falando de empreendedores e suas histórias de sucesso. Hoje, aos 25 anos, Mantovani caberia numa delas. Como a maioria dos jovens de sua geração, ele faz parte de uma tribo ? no caso, a dos empresários precoces que vislumbram grandes negócios na Internet. Há três anos, juntamente com os amigos de infância Renato Fabri e Fernando D?Angelo, Mantovani criou a Tribal, uma empresa de estratégia, tecnologia e marketing para a Internet, que trabalha na criação e implantação de projetos na web. O melhor cartão de visitas da Tribal é o fato de ser parceira da Price Waterhouse Coopers, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, nos projetos de Internet para a produção de novos sites.
Como toda empresa de Internet que se preze, a Tribal começou no sótão da casa de Mantovani, em São Bernardo do Campo, em 1998. Foi dele a idéia do nome da empresa. ?Vivemos sempre cercados por tribos: a tribo dos punks, a tribo dos mauricinhos. Então, decidimos fazer uma tribo dos cibernéticos?, explica. O atual escritório bem decorado da Tribal, na nobre Vila Olímpia, em nada lembra o empoeirado endereço onde os três sócios se reuniam para criar os primeiros sites, vendidos a R$ 500,00 cada. A grande virada da empresa aconteceu em 1999. O Citibank se interessou por um site feito para uma produtora de vídeo, que acabou indo parar na tela do gerente de marketing do banco. Resultado: a Tribal foi chamada para criar um projeto para o lançamento de um novo produto do banco através da Internet. Mais do que apenas criar o site, a empresa ofereceu soluções e estratégias de marketing. Os tambores do sucesso ecoaram na selva dos negócios. E, na esteira do Citibank, vieram outros clientes de peso como Telefonica, Motorola, Editora Ática, TCE, entre outros.
Um dos grandes trunfos da Tribal para sobreviver à quebradeira que assolou as empresas de Internet no último ano está exatamente na sua carteira de clientes. ?A maior parte é formada por empresas de tijolo, que pertencem ao mundo real?, diz Mantovani. Sorte ou feeling? Um pouco de cada. Mantovani garante que nunca acreditou muito na euforia que tomou conta dos negócios da Internet na fase áurea das pontocom no topo da Nasdaq. ?As pessoas estavam enlouquecidas, achando que iriam ganhar fortunas do dia para a noite?, lembra ele. Naquele período, a Tribal também foi assediada por grupos internacionais de investidores. ?Eles queriam nos comprar mas preferimos continuar sozinhos do que nos tornar empregados?, diz Mantovani. Workaholic assumido, ele trabalha das 9 horas da manhã à meia-noite. No último aniversário, ganhou da equipe da Tribal, que hoje conta com 26 pessoas, uma versão moderna do famoso Grecim 2000. Apesar da pouca idade, os cabelos brancos não param de surgir. Ele afirma não se importar. ?Ainda estamos na fase de construção da nossa empresa e não podemos perder tempo?, diz. A Tribal faturou R$ 2 milhões no ano passado. Nada mal para quem fechou o ano de 1999 com a cifra de R$ 150 mil.