11/12/2024 - 15:31
Segundo estudo da Elos Ayta Consultoria, apenas 25 ações do índice de Small Caps da bolsa de valores estão com rentabilidade positiva no acumulado do ano de 2024.
+Veja 28 ações da B3 que subiram mais de 50% nos últimos 12 meses
Com isso, menos de 25% das ações do índice de Small Caps está no campo positivo neste ano, dado que a carteira teórica soma 109 ações de um total de 98 empresas de menor capitalização de mercado (Caps) em comparação com o restante das outras companhias listadas na B3.
Olhando para a performance do índice em si, há uma retração de 18,8% no acumulado de 2024 até 10 de dezembro.
Esse é o terceiro pior desempenho anual para o índice SMLL desde a sua criação, ficando somente atrás do ano de 2008, que somou queda de 53%, e do anod e 2025, com uma queda acumulada em 22%.
Ações com melhor desempenho
Na ponta positiva das ações de small caps, a melhor performance fica com a Ambipar, cujos papéis ordinários avançaram 750% até 10 de dezembro.
Logo em seguida aparecem a Clearsale, com alta de 162% no período, e a Marfrig, com rentabilidade de 105%.
No caso da Ambipar, os papéis tiveram uma alta muito atrelada a um movimento de mercado conhecido como short squeeze – basicamente, quando o preço de um papel sobe e força investidores que apostaram na queda (short selling) a recomprar as ações para limitar as perdas.
Nesse caso, foi um movimento dos próprios controladores da companhia, que compraram os papéis para reverter a situação, já que havia um volume relevante de posições vendidas montadas por investidores – inclusive institucionais.
Além disso, e com efeito de menor magnitude, a cotação das ações da Ambipar sofreu impulso positivo de:
- Reestruturação e Foco Estratégico, com mais esforços para reposicionar o portfólio com foco em soluções de gestão de resíduos e sustentabilidade
- Programa de Recompra de Ações
- Aquisições e Expansão Global, com compra de empresas internacionais como a britânica Future Environmental Solutions
Ibovespa cai, mas em menor nível
Assim como o índice de small caps, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, também está no vermelho no acumulado de 2024. O Ibovespa cai 3,6% no acumulado de 2024.
O índice chegou a renovar máximas históricas no fim de agosto, na casa dos 137 mil pontos, mas desde então soma quedas expressivas e opera na casa dos 127 mil atualmente.
Com novidades negativas sobre a política fiscal brasileira – que também pressionaram o dólar até os R$ 6 pela primeira vez – o Ibovespa então soma performance negativa mas ainda em menor magnitude do que o SMLL.
O cenário é dentro do esperado pelo mercado, já que as small caps são companhias de menor capitalização e tendem a ter maior volatilidade.