Após diversas reclamações de clientes da Smart Fit que tentaram cancelar suas matrículas na academia, mas não conseguiram, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou inquérito civil para investigar a suposta prática abusiva da rede de academias.

Essas reclamações dão conta de que a rede não disponibilizou meios telefônicos ou virtuais para o cancelamento das matrículas durante a pandemia da covid-19. A Smart Fit estava exigindo que os clientes fossem até uma unidade da rede para realizarem os cancelamentos dos contratos, segundo o Uol.

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O problema é que todas as academias estavam fechadas até o início deste mês e a rede ainda indicava que quem quebrasse o contrato de fidelização, válido por um ano, seria multado. A Smart Fit tem até amanhã (16) para se manifestar e esclarecer o caso junto ao MPRJ.

Os pagamentos ficaram suspensos durante todo o período em que as unidades da rede permaneceram fechadas, o que em tese não causou prejuízo aos usuários.

A empresa informou ao Uol que “agora, à véspera da reabertura de lojas em algumas cidades, alguns clientes manifestaram receio de ir até as lojas para realizar o cancelamento. A Smart Fit abriu um canal virtual, o Espaço do Aluno, que fica no site da empresa, para que o cliente possa solicitar que o plano permaneça congelado, sem cobrança. Caso deseje cancelar quando se sentir mais seguro e confortável para ir até a loja, poderá fazê-lo com toda a facilidade, sem nenhum prejuízo. Portanto, não haverá nenhum prejuízo para o cliente que decidir cancelar seu plano no momento em que desejar, desde que em uma loja em funcionamento e que tenha solicitado o congelamento pelos canais indicados”.