31/10/2014 - 10:20
As pequenas e médias empresas familiares dominam o mundo dos negócios – literalmente. Segundo o sócio-fundador da consultoria Baker Tilly Brasil, Osvaldo Roberto Nieto, 97% das empresas em todo o mundo se enquadram nessa faixa. Apenas 4% da companhias são multinacionais. “Este é um mercado com um futuro extraordinário”, afirmou Nieto, em sua apresentação na cerimônia de premiação da segunda edição de As Melhores do Middle Market da Dinheiro, na manhã desta sexta-feira 31, em São Paulo.
Nieto lembra que, no Brasil, não existe uma definição clara de middle market. A pesquisa da Dinheiro, que contou com a parceria da Baker Tilly, definiu as médias empresas como as que faturaram entre R$ 70 milhões e R$ 500 milhões no ano passado. “No Brasil, 99% dos estabelecimentos privados são formadas por micro e pequenas empresas”, afirmou. “Elas fazem parte de importantes transformações em todo o mundo.”
Apesar de seu peso na economia, Nieto observou que a maior parte dessas empresas precisa melhor aspectos estratégicos de sua gestão. Em uma pesquisa com 2650 donos de médias empresas em todo o mundo, incluindo o Brasil, a Baker Tilly constatou que apenas 16% das médias empresas completaram seu planejamento de sucessão. E, o mais importante, 51% dos entrevistados sequer começou.