Como presente de ano novo, uma sonda chinesa compartilhou com o mundo uma espantosa selfie com Marte. A câmara responsável pela captação voou livremente pela órbita do Planeta Vermelho e conseguiu imagens únicas.

A sonda chinesa Tianwen 1, que está na órbita de Marte desde fevereiro de 2021, surpreendeu com novas imagens captadas por uma pequena câmara que voou livremente em torno do Planeta Vermelho. As imagens foram publicadas pela China National Space Administration e mostram a Tianwen 1 acima de Marte, com as suas plataformas e painéis solares.

+ SpaceX levará humanos a Marte dentro de 10 anos, prevê Elon Musk

As fotografias foram tiradas por um pequeno dispositivo com câmara liberado pela Tianwen 1. Depois de captar as imagens, o dispositivo enviou as fotos para a sonda via Wi-Fi. As imagens receberam grande atenção nas redes sociais, especificamente por parte de engenheiros de outras agências espaciais que costumam fazer fotografia de Marte.

Além de espantosas, as imagens agregam alguma utilidade prática. Isto, porque revelam o estado da sonda após quase um ano no espaço.

“A sonda está atualmente em órbita de Marte em muito bom estado. Podemos ver a nossa sonda voar na órbita de Marte num estado de funcionamento, e podemos ver claramente as asas do painel solar, a antena direcional e algumas das instalações da antena em órbita”, revelou Sun Zezhou, designer chefe do sistema de Tianwen 1, à imprensa.

Recorde-se que a China tem dado cartas nesta que poderá ser uma corrida espacial, progredindo de forma constante. Por exemplo, a sua estação lunar não tripulada estará pronta em 2027, uma vez que o país pretende construir uma base sólida para aproveitar os recursos que a Lua oferece.