Com as férias escolares à vista, muitos pais já começaram a se preparar para mudanças na rotina das crianças e adolescentes.

Para alguns deles, a opção de monitorar as atividades de lazer dos filhos, mesmo durante o trabalho, é sempre bem-vinda.

Foi pensando nisso que a Sony lançou o ‘PlayStation Family App’, aplicativo que vai permitir que pais e responsáveis acompanhem via celular o uso do videogame por crianças e adolescentes, além de gerenciar remotamente essas atividades.

“Já contávamos com ferramentas robustas de controle parental, mas o PlayStation Family App simplifica a vida dos pais ocupados, colocando na ponta dos dedos todo o controle que eles precisam para limitar o tempo de jogo, gerenciar gastos e restringir conteúdo”, explica Catherine Jensen, VP Global de Experiência do Consumidor da PlayStation, à IstoÉ Dinheiro.

A empresa trabalhou com parceiros da indústria e uma equipe ‘in-house’ para entender as principais necessidades de pais e familiares, e através de pesquisa e feedback, as ferramentas foram reunidas nesse novo aplicativo, lançado em setembro.

Até a publicação da matéria, mais de 100 mil pessoas já haviam baixado o aplicativo. 

“Ficamos muito entusiasmados com a resposta inicial. Recebemos ótimas avaliações tanto dos pais quanto nas lojas de aplicativos”, comemora Jensen.

O que os pais podem controlar?

  • Tempo de jogo: definir horários, bloquear ao fim do tempo definido ou conceder tempo extra
  • Conta infantil: ajustar tipo de conteúdo, privacidade, gastos
  • Relatórios de atividade: possibilita acompanhar quanto tempo foi dedicado ao jogos
  • Ações remotas e notificações em tempo real: permite autorizar ou não o início de um jogo através, com direito a notificações em tempo real

“Sabemos que cada família lida com necessidades diferentes, por isso vamos continuar aprendendo com o feedback que recebemos. Estamos apenas começando”, finaliza.

O ‘PlayStation Family’ está disponível para iOS e Android.