Os controles de videogames atuais já carregam diversas tecnologias como conexões sem fio, microfones, alto-falantes e feedback tátil. Isso encareceu os joystick e deixou a vida útil das baterias cada vez menor. Aparentemente, a Sony, desenvolvedora do PlayStation, quer mudar isso com um pedido de patente publicado recentemente.

A fabricante quer que qualquer objeto passivo e não luminoso possa ser utilizado como controle. Basta, apenas, ele estar sendo segurado pelo usuário. No pedido da patente, a marca explica que “pode ser uma caneca, uma caneta, um copo ou bananas e laranjas”.

+ Samsung: Galaxy XCover 5 chega este mês; veja como ficou

De acordo com o site Games Industry, uma câmera obtém imagens dos itens nas mãos dos usuários e faz uma identificação do que é com base em pixels.

Um jogo pode ser treinado para reconhecer objetos como controladores ou pré-configurado para que os usuários sejam informados sobre o que pode ser usado como controlador.

O texto explica que uma banana, por exemplo, pode ser usada para controlar a câmera do jogo, substituir um item ou pausar o jogo se for colocada fora do campo de visão da câmera.

A Sony também afirmou que mais de um objeto, ou banana, poderia ser usado ao mesmo tempo.

Não há como dizer se o pedido de patente da Sony irá gerar, de fato, essa tecnologia para seus jogadores, mas mostra um movimento da empresa em procurar itens mais acessíveis para seus games.