25/06/2021 - 13:52
Na última semana, a Prefeitura de São Paulo lançou o “De Olho Na Fila”. Conhecida como Filômetro, a página mostra a situação de espera nos postos de vacinação contra a covid-19 como UBSs (Unidades Básicas de Saúde), drive-thrus, megapostos, entre outros. O objetivo do projeto é evitar filas e aglomerações nos 600 postos de vacinação da cidade.
Para acessar o sistema, basta clicar na região de preferência e todos os endereços aparecerão, acompanhados da situação em que se encontram as filas no local. A classificação ocorre por cores, na qual “Verde” = sem filas, “Amarelo” = fila pequena, “Laranja” = fila média, “Vermelho” = fila grande, “Cinza” = dados indisponíveis, “Roxo” = não funcionando, e “Azul” = aguardando abastecimento.
+ Variante delta da covid se espalha também em populações vacinadas, diz OMS
No início da tarde desta sexta-feira, 23 polos estavam com o status de “aguardando reabastecimento”. O número mostra que a capital paulista segue enfrentando a falta de imunizantes em algumas localidades. Destes polos com vacinas em falta, 4 ficam na zona leste e 16 na zona sul da cidade.
Na região do centro, na zona norte e zona oeste o abastecimento está regular em todas as unidades. Dos megapostos, apenas o do Shopping Ibirapuera estava aguardando a chegada de mais imunizantes. Entre os polos drive-trhu, as unidades do Shopping Campo Limpo e do Shopping Jardim Sul também estavam sem vacinas.
Atualização
De acordo com a Secretaria de Saúde, a plataforma é atualizada seis vezes ao dia, em média a cada duas horas, nas UBSs. Já nos megapostos e drive-thrus, a atualização acontece cinco vezes ao dia. Há uma pessoa responsável pela atualização que trabalha no próprio polo. Ela acessa o serviço, por qualquer meio digital, e atualiza os dados, indicando alto, médio, baixo ou sem filas no local.
As unidades têm parâmetros próprios para delimitar o andamento da fila, mas, a secretaria explicou que o responsável observa o movimento, a quantidade de vacinas aplicadas no dia e compara com outros dias, para poder passar uma informação dentro da realidade para a pessoa que deseja ir ao posto.