O Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público em todo o estado. A medida envolve trens, Metrô e ônibus e passa a valer a partir desta sexta-feira (3).

A decisão acompanha a medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em desobrigar o uso do item em portos e aeroportos do país, anunciada nesta semana.

+ Estudos indicam que vacina bivalente é mais eficaz contra covid-19

Máscara segue obrigatória em alguns casos

O uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde de todo o Estado, seja ele público, privado ou filantrópico. Além disso, segue sendo especialmente importante o seu uso em transporte público por:

  • Pessoas com mais de 65 anos de idade;
  • Pessoas com alguma imunodeficiência;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com sintomas respiratórios.

A retirada da obrigatoriedade do uso das máscaras foi anunciada na quinta-feira (2), após reunião com o Comitê Científico e a Secretaria de Estado da Saúde, que seguem monitorando a evolução da pandemia diariamente com base nos indicadores de casos e internações.

Além dos índices de casos e internações, outro ponto levado em consideração para a decisão são os altos índices de vacinação do Estado de São Paulo. Até esta quinta-feira (2), foram aplicadas mais de 129,5 milhões de doses e 90,7% da população acima de 6 meses de idade estão com esquema vacinal completo.